GuarujáPolíciaPolítica

Prefeito e secretário de Educação de Guarujá são presos pela Polícia Federal

Eles foram indiciados por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro na Saúde

Nesta quarta-feira (15) foi decretada a prisão em flagrante do prefeito de Guarujá, Valter Sumán e do secretário de Educação da cidade, Marcelo Nicolau. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão de uma operação sobre um esquema de desvio de dinheiro na rede pública de saúde.

Tudo começou quando a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do secretário de Educação e também do prefeito de Guarujá. Nos imóveis de ambos, foram encontradas grande quantia em dinheiro. Os dois foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Santos para prestar esclarecimentos.

As 18h30 o prefeito e o secretário de Guarujá foram levados no camburão da viatura da Polícia Federal, após horas prestando esclarecimentos na sede do órgão federal. Os dois foram levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. Os políticos passarão por audiência de custódia nesta quinta-feira (16).

Até o momento os advogados de Válter Suman e do Marcelo Nicolau não se pronunciaram sobre o assunto. A Prefeitura de Guarujá também não se manifestou sobre a prisão.

Entenda a investigação

A investigação acontece desde o início do ano e começou quando o Ministério Público do Estado de São Paulo indicou que haviam indícios de irregularidades no contrato entre a Prefeitura de Guarujá e a Organização Social Pró-Vida, que é responsável por administrar a UPA da Rodoviária e 15 Unidades de Saúde de Família (Usafa). O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal e para a PF por envolver verba pública.

Os agentes da Polícia Federal vieram ao Paço Municipal de Guarujá cumprir mandados de busca e apreensão e também foram no prédio onde ficam as secretarias municipais. As apreensões feitas envolveram uma quantia em dinheiro, dois carros e uma motocicleta foram apreendidos pela Polícia Federal. Os agentes também estiveram em um prédio de luxo localizado na rua Carolino Rodrigues, no Boqueirão, em Santos.

LEIA TAMBÉM

Polícia Federal leva o prefeito e o secretário de Educação de Guarujá para a delegacia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo