Foca resgatada em São Sebastião é devolvida ao mar após três meses de tratamento
Animal passou por cuidados veterinários e reforço nutricional

Há três meses, uma foca-caranguejeira foi encontrada na Praia das Calhetas, em São Sebastião. De lá pra cá, o animal passou por tratamentos veterinários e ainda um reforço nutricional até ser devolvido à natureza em Ubatuba.
De acordo com o Instituto Argonauta, a foca foi encontrada no último dia 30 de junho na Praia de Calhetas, em São Sebastião, após ter sido encontrado debilitado. Ela estava magra, com algumas lesões aparentes na pele e apática.
Após ser resgatada, o animal precisou passar por um período da reabilitação. A foca com cerca de 1,60 m, foi medicada, realizou exames, começou a se alimentar sozinha e demonstrou comportamento esperado para a espécie. Isso fez com que ela se tornasse apta para a reintrodução na natureza.
A foca ainda recebeu marcação com um brinco com numeração e contato nas nadadeiras posteriores, que permitirá sua identificação futura.
Soltura no mar
Além do Instituto Argonauta, a operação contou com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitorou e forneceu as informações sobre as correntes marítimas ideais para a soltura do animal.

O deslocamento do animal até o litoral paulista pode ter sido causado pela predominância de correntes marinhas vindas do Sul nesta época do ano.
Para o retorno, a ideia foi monitorar, em parceria com o Inpe, a corrente do Brasil, que flui para o Sul até a costa do Uruguai, de modo que o animal tenha maior chance de se deslocar até a sua região de origem. Quem encontrar um animal marinho no Litoral Norte pode acionar o instituto pelo telefone 0800 642 3341.