Moções de apoio ao túnel Santos-Guarujá são entregues ao Governo Federal
Vereadores e outros políticos foram à Brasília obter aprovação do projeto
A mobilização para que haja uma ligação seca entre Santos e Guarujá está cada vez maior. A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) fez a entrega nesta quarta-feira (29) ao Governo Federal de moções de apoio ao projeto da construção de um túnel submerso entre as cidades.
Além dos vereadores de Santos e de Guarujá, participaram do evento o consultor portuário e porta-voz da campanha Vou de Túnel, Eduardo Lustoza, o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA/MINFRA, Fábio Lavor e a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MINFRA, Natália Marcassa de Souza. Todos foram acompanhados pela deputada federal Rosana Valle.
Para as autoridades portuárias, políticos, especialistas em mobilidade urbana e boa parte da população, o túnel submerso é a principal solução para ligar Santos ao Guarujá. Além de dar maior fluidez entre as duas cidades, o modal é visto como mais econômico e eficaz. Carros, caminhões, motos e ônibus poderão passar pelo túnel.
Mas a ligação seca também poderá permitir o tráfego de pedestres, ciclistas e até mesmo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Dessa forma, há um alívio para o sistema de travessias marítimas. Além disso, o tempo para acessar as duas cidades é reduzido em até cinco minutos.
LEIA TAMBÉM
Moção de apoio do projeto do túnel submerso de Guarujá é aprovado