Navio que registrou morte por covid é liberado para sair do Porto de Santos
O navio está atracado desde dia 19 de agosto no Porto.
O navio Heraklitos, de bandeira panamenha, foi autorizado pela Anvisa a deixar o Porto de Santos nesta terça-feira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a embarcação a deixar o cais santista após a testagem de todos os tripulantes que ainda estavam a bordo do navio. Antes, pelo menos seis casos de covid-19, quatro desembarques para atendimento médico e uma morte pela doença estavam relacionadas ao Heraklitos.
O navio, que estava atracado desde 19 de agosto no Porto, registrou no começo deste mês um óbito a bordo pelo coronavírus. Por causa disso, trabalhadores portuários avulsos foram proibidos de entrar na embarcação. Eles fariam a descarga de mais de 19 mil toneladas de trigo do cargueiro.
Após a morte confirmada pela doença, a Anvisa determinou que o navio panamenho fosse deslocado para a Barra do Porto de Santos.
Posteriormente, todos os tripulantes foram testados e quatro deles tiveram a contaminação por covid confirmada. O trabalhador que morreu a bordo também testou positivo para a doença. Já no último dia 15, houve um novo desembarque de emergência da tripulação para atendimento médico. Mais dois desembarques de marítimos aconteceram no dia seguinte, porém apenas um dos tripulantes estava com o novo coronavírus.
Depois que houve o último desembarque no dia 20, a Anvisa apontou a tendência de que os novos testes dessem negativo. Cumprida a quarentena, o navio foi liberado para deixar o Porto.
LEIA TAMBÉM
Operação Ferro-Velho notifica estabelecimentos irregulares em Guarujá


