CubatãoSaúde

Cubatão tem baixa transmissão da Covid-19, segundo estudo

O Programa de Testagem Sentinela, responsável pelas testagens mostrou o balanço

A Covid-19 ainda é muito preocupante, mas pelo menos há uma informação que pode tranquilizar a população. De acordo com um estudo promovido pela Secretaria de Saúde de Cubatão, junto com a Faculdade São Judas de Medicina, a transmissão da doença é considerada baixa.

Segundo a pasta, o balanço foi viabilizado por meio do Programa de Testagem Sentinela e nessa sexta-feira (1º), o resultado da pesquisa foi divulgado. Ao todo foram realizados 2.185 testes de Covid-19 em moradores da cidade. Destes, seis deram resultado positivo, o que representa 0,3%. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de alerta para a propagação do vírus na pandemia é a partir de 5%.

Conforme a administração, como o estudo foi iniciado em julho, ele acompanhou o avanço da vacinação em meio à variante delta. Dessa forma, os resultados das testagens nos meses de agosto e setembro apontam para uma contenção da variante aliada à imunização no município.

Apesar do resultado longe da taxa considerada alarmante, a Secretaria de Saúde reitera que a pandemia ainda não acabou, e que a vacinação contra o novo coronavírus deve avançar. Além da imunização, a pasta reforça que medidas de proteção como uso de máscaras faciais e distanciamento social devem ser mantidas.

Testagem Sentinela

O Programa de Testagem Sentinela, segundo aponta a OMS, consiste na realização de testes do tipo antígeno semanalmente durante um período de 24 semanas. A quantidade de testagens varia de acordo com a população da cidade, uma vez que devem ser realizados dois testes a cada mil habitantes.

De acordo com a Prefeitura de Cubatão, no Programa de Testagem Sentinela realizado na cidade, foram realizados de 189 a 260 testes do tipo antígeno a cada semana. Ainda de acordo com a administração municipal, as equipes responsáveis pelas testagens são formadas por membros da Secretaria de Saúde e professores e alunos da Faculdade São Judas de Medicina de Cubatão.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo