Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, iniciaram um treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, que segue até o final do ano, permitirá que um total de 100 agentes estejam prontos para utilizar o armamento.
O uso de armas de fogo pela GCM foi autorizado no dia 30 de outubro de 2019, quando a prefeitura municipal sancionou a lei 1.061, que autoriza o porte e o uso de armas de fogo em serviço pela Guarda.
Segundo a administração municipal, os agentes ainda não trabalham armados. Porém, na última sexta-feira (8), a primeira turma com 35 integrantes participou de uma aula inaugural.
Os agentes receberam instruções em Guarujá, município com o qual a Secretaria de Segurança de Santos estabeleceu acordo de cooperação técnica. Na aula inaugural, eles aprenderam sobre o manuseio de arma de fogo, além de noções de legislação referente às regras de segurança e as exigências de posse e uso de armamento.
Entre os dias 18 e 22 deste mês, os guardas passam por aulas práticas para conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas. No último dia, eles passarão pelos exercícios práticos e avaliação de tiro.
O treinamento, que cumpre critérios estabelecidos por meio de um convênio com a Polícia Federal, terá duração de duas semanas, com carga horária de 160 horas, distribuídas entre aulas teóricas e práticas. Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.
Assim que todo este processo for concluído, a corporação receberá da Polícia Federal a autorização para o porte. Até o final deste ano, a Prefeitura de Santos prevê que 100 guardas civis municipais estejam capacitados para trabalharem com o armamento.


