Economia

Conta de luz poderá ficar mais barata

A Aneel estima bandeira amarela nas tarifas

A partir de janeiro de 2021 a conta de luz poderá ficar mais barata. É o sinal da bandeira tarifária que passará a ser amarela, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e assim o custo ficará em R$ 1,343 a  cada 100 quilowatts-hora consumidos (kwh).

Para ter uma ideia, na fase atual de bandeira vermelha, o custo está sendo em R$ 6,243 por 100 kwh. O motivo para a expectativa de baratear as contas de luz se deve a previsão de chuvas nas regiões onde estão localizados os reservatórios de água. Eles fazem parte da geração de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). Mas também é dado o lembrete para que a população faça a parte de economizar água.

O que diz a Aneel?

Por meio de um comunicado, a Aneel falou destas previsões do tempo que podem ajudar, mas também deu detalhes sobre as reduções dos preços.

“A previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do SIN, cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado”, afirmou.

Leia também

Temporada de cruzeiros está cancelada no Brasil pela MSC

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo