ObrasSantos

Poços contra alagamentos são construídos em bairro de Santos

Prefeitura fez um mapeamento em locais com maiores incidências de alagamentos

Santos convive há décadas com o desafio de superar os alagamentos que surgem devido as chuvas volumosas, somadas com a maré alta. E uma das soluções encontradas é a construção de poços de visita. As obras estão ocorrendo dentro do Orquidário Municipal, no José Menino.

A prefeitura informa que as estruturas trarão benefícios para as ruas Santa Catarina, Décio Stuart, Rio Grande do Sul e imediações em dias de chuvas de maior intensidade. Em avaliações técnicas no Orquidário, as equipes identificaram que o seu sistema de drenagem, que desemboca no canal da Alameda Barão de Penedo, além de ser insuficiente para receber o volume de água, encontrava-se totalmente obstruído.

Com isso, a água proveniente do Morro José Menino, captada pelo canal da Rua Washington, que se interliga ao sistema do Orquidário e daí para a Barão de Penedo, ficava retida. Em seguida, esse volume extravasava do canal da Rua Washington e alagava as vias próximas.

Próximo passo

Após a construção dos poços de visita no interior do Orquidário, o canal da Rua Washington recebeu uma boia ecológica. Ela é responsável por reter detritos mais leves, a exemplo de garrafas PET e pedaços de madeira, e duas grades para evitar a entrada de lixo no sistema de drenagem, segundo o Departamento de Serviços Públicos (Deserp).

Na sequência, uma equipe com 11 funcionários da Prodesan, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou trabalho manual de desobstrução do canal interno do parque. O resultado foi a remoção de cerca de 117 toneladas de lama e folhagens. Também foram utilizados 118 mil litros de água para a limpeza do sistema.

Nesta semana, três equipes promovem o trabalho de repasse na limpeza do sistema de drenagem do Orquidário, que deverá estar concluído na terça-feira (23). A limpeza do canal interno do parque é realizada a cada quatro meses, em média, com atendimento abreviado de acordo com as necessidades.

Os poços de visita são aberturas em áreas públicas, utilizadas para facilitar o acesso a redes de drenagem, saneamento, hidráulica, elétrica ou de telecomunicações. A construção dos sete postos demandou 45 dias de trabalho. Para isso, participaram equipes do Departamento de Serviços Públicos (Deserp) e da Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária.

LEIA TAMBÉM

1º Mega Mutirão de Coleta de bitucas será realizado em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo