Praias do litoral são tomadas por caravelas-portuguesas
Animal pode causar lesoes no sistema nervoso humano


Um colorido estranho foi visto por banhistas que estavam na praia de Peruíbe. As responsáveis foram caravelas-portuguesas que vieram em grande número e foram parar na faixa de areia. Apesar de cuiosas, elas não podem ser tocadas, porque podem provocar queimaduras e lesões graves ao ser humano, como lesões no sistema nervoso.
A prefeitura postou uma mensagem nas redes sociais alertando a população sobre o perigo de tocar nas caravelas-portuguesas. Um grande volume do animal marinho tem sido encontrado sem vida, colocando em risco a população.
A administração municipal ressalta que, mesmo após morta, a caravela-portuguesa provoca lesões na pele e no sistema nervoso. A recomendação é manter distância, caso encontre o animal.
Por meio da prefeitura, o secretário municipal de Defesa Social, José Romeu Dutra, informou que a presença de algumas caravelas-portuguesas já são percebidas há cerca de 15 dias. “Embora estejam por diversas praias, a maior quantidade está na Praia do Guaraú, pela característica do local.”
Ainda de acordo com o secretário, as caravelas-portuguesas são retiradas pela empresa responsável pela limpeza nas praias ou pela própria maré.
Saiba mais
A caravela-portuguesa (Physalia physalis) vive nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. Ela possui tentáculos cheios de células urticantes, e apesar de parecer um único animal, é uma colônia composta por muitos animais inter-relacionados (pólipos). Em caso de acidentes com as caravelas-portuguesas, a orientação é evitar jogar água no ferimento ou esfregá-lo.
LEIA TAMBÉM