Praia GrandeSantosSaúde

Testes rápidos de HIV e sífilis estão disponíveis em Praia Grande e Santos

Iniciativas fazem parte da Campanha Fique Sabendo

O mês de dezembro é dedicado especialmente aos cuidados contra as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, as ações do Dezembro Vermelho estão acontecendo em Praia Grande e Santos. Nas duas cidades são oferecidas testagens de HIV e sífilis de forma gratuita nesta quinta-feira (2).

O objetivo é mobilizar a população na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em Santos, os testes acontecem das 9h às 12h nesta quinta-feira, na rodoviária do município, localizada na Praça dos Andradas, 45, no Centro, para qualquer interessado. Os resultados dos testes são conhecidos em 15 minutos.

No local, há dois tipos de testagens de HIV/Aids para a realização no local. Primeiro, o que retira uma gota de sangue do dedo. Já o segundo ocorre a retirada do fluido oral, em que uma haste com algodão na ponta é passada 10 vezes na gengiva para a retirada de material.

O teste de sífilis também é feito a partir de amostra do sangue. Além disso, a equipe ainda distribui autotestes de HIV, para quem preferir fazer em casa, preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e material informativo.

O resultado é sigiloso e informado apenas à pessoa que se submeteu ao teste. Uma equipe especializada realiza acolhimento, em caso de resultado positivo, oferecendo encaminhamento para o Serviço de Atendimento Especializado no próximo dia útil, para passar em atendimento com equipe multidisciplinar, médico e realizar coleta para exames laboratoriais.

Praia Grande

Já em Praia Grande, a ação teve início nesta quarta-feira (1º) e vai até a próxima terça-feira (7). Neste período, são realizados testes rápidos de HIV e sífilis nos pacientes que estiveram em consulta no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Sociais (CEMAS), no bairro Aviação.

Além disso, também serão oferecidos, de maneira mais intensificada, testes convencionais e rápidos de HIV e de sífilis. Mas também haverão a distribuição de preservativos e material informativo, nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade. Também o serviço será feito no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que fica na Rua Cidade de Santos, 89, 3º andar, no bairro Boqueirão.

Nesta semana, as cidades participam da Campanha Fique Sabendo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Diversas ações de combate e conscientização na luta contra HIV, Aids e outras ISTs serão feitas.

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo