SaúdeTecnologia

Onze dias depois, sistema que contabiliza mortes e casos de Covid-19 no Brasil volta ao ar

Ainda com problemas, sistema contabilizou 86 mortes pela doença

Depois de onze dias do ataque hacker, o e-SUS Notifica, responsável por contabilizar o número de casos, mortes e vacinados contra a Covid-19 voltou ao ar nesta terça-feira (21). Mas ainda encara alguns problemas de estabilidade.

Segundo o Ministério da Saúde, a plataforma que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19 estava inacessível há 11 dias desde o ataque hacker a sites do governo. A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.

Já a página do ConecteSUS, responsável pela emissão pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, ainda segue fora do ar. “O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério.

O que foi afetado?

O Ministério da Saúde apontou os seguintes danos:

  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Enquanto isso, o Brasil registrou nesta terça-feira (21) 86 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 617.991 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 124. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -32% e aponta tendência de queda.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Após um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – na madrugada de 10 de dezembro, diferentes estados passaram a informar problemas para colher dados de casos e mortes dos sistemas do ministério. Nesta terça, as secretarias de PB, RJ, MS, SP, TO e GO não informaram novos dados.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.217.540 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 3.844 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 3.320 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -62% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Jundiaí volta a registrar morte

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo