Foi iniciado o período de quarentena do cruzeiro MSC Splendida na área de fundeio do Porto de Santos. A quarentena foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após um surto de Covid-19 entre tripulantes e passageiros. Mais de 2 mil passageiros não puderam embarcar do Terminal Maritimo de Passageiros (Concais).
Segundo nota da Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios. Assim, a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.
Ainda de acordo com a nota, a agência reguladora informa que a embarcação foi notificada no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque. Mas os passageiros só foram comunicados às 18h30 de domingo (2), quando mais de 2 mil pessoas esperaram no saguão por horas. Todas já tinham sido testadas para a Covid-19 e despachado as bagagens.
Até cerca de 17h, de 2.073 testados para a Covid-19, 25 passageiros tiveram resultado positivo para a doença e foram obrigados a deixar o terminal assim que receberam os exames. O número representava 1,15% do total.
Durante a espera, passageiros reclamaram de falta de informação, pouca comida disponível e aglomeração no terminal. Em seguida uma confusão devido a distribuição de comida aconteceu. Um pedaço de pizza foi distribuído para quem não se alimentou e isto gerou tumulto.
Investigação da Anvisa
A agência reguladora explica que iniciou as investigações no MSC Splendida e elas demonstraram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 em navios de cruzeiro é alta. A recomendação também apontava a necessidade de quarentena do navio no Porto de Santos imediatamente.
O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada da operação, que estava prevista para esse domingo, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem.
A Anvisa já havia recomendado ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a reiterar a importância da medida.
Até o momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.
Resposta da MSC
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que contradiz a Anvisa e afirma que a companhia recebeu a informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes no fim da tarde de domingo, e não no sábado, como disse a agência reguladora.
A empresa afirmou também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
A MSC informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Costa Diadema atraca no Porto de Santos e cancela duas viagens