Censo e vacinação de cães e gatos serão feitos em Cubatão
Trabalho será coordenado pela Zoonoses após um cão ser ferido por um morcego
Começaram os trabalhos para evitar o surgimento de casos de raiva animal em Cubatão. O Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) iniciou um censo e vacinação após um cão ser mordido por um morcego na Ponte Nova no final de dezembro. O animal foi vacinado pelos tutores em uma clínica veterinária e está bem, sob observação, segundo a prefeitura.
Segundo a Zoonoses, o episódio ocorreu na quadra formada pelas ruas Jornalista Donato Ribeiro, Francisco Barbosa e Manuel Lourenço dos Santos. A ação de bloqueio ocorre em um raio de 300 metros a partir desse local. Nesta semana, as equipes do setor estarão percorrendo as ruas da região para levantar dados sobre a população canina e felina da área e iniciar a vacinação preventiva.
O Serviço de Controle de Zoonoses reforça que é uma ação preventiva definida por protocolos de vigilância e controle de raiva animal. O último caso de raiva animal em São Paulo aconteceu em 1998. Mas o último caso de raiva humana foi em 1997.
Justificativa
Em nota técnica, o SCZ afirmou que o bloqueio visa garantir a imunidade dos animais da região e que a disseminação do vírus é uma “possibilidade quase nula”.
A área compreendida monitorada está localizada na ponta do bairro e fica entre as avenidas Beira-Mar e Felícia Olivieri Trombino até a Rua Carlos Gomes, além de mais uma quadra junto à avenida Beira Mar, entre as ruas Espanha e Boa Vista. As equipes da Zoonoses estão devidamente identificadas por crachás. Qualquer dúvida em relação à atuação, o número do setor é o (13) 3375-2259.
LEIA TAMBÉM