O autoteste contra a Covid-19 pode ser implantado no Brasil
Ministério da Saúde fará o pedido de liberação à Anvisa
O Brasil poerá contar com um autoteste contra a Covid-19. A informação saiu neesta segunda-feira (10) pelo Ministério da Saúde que vai encaminhar o pedido para à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros países já realizam o autoteste, como forma de ampliar a situação em relação à doença.
Por enquanto a venda do autoteste não é liberada no Brasil. O exame pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. O autoteste, no entanto, tem sensibilidade menor do que outros exames, como o RT-PCR, e está sujeito ao erro do paciente não treinado.
A Anvisa chgou a emitir uma nota na última sexta-feira (7), informando que as regras atuais só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.
“Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, completou a agência.
LEIA TAMBÉM
Marcelo Queiroga anuncia antecipação da chegada de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer para crianças