Paulistão 2022 começa neste domingo
Rede NoticiaZ traz um panorama e opiniões do que esperar dos quatro grandes de São Paulo, mais o Bragantino
O Campeonato Paulista 2022 começa neste domingo (23). O jogo de abertura do Paulistão, entretanto, é um adiantamento da quinta rodada. Como o Palmeiras irá disputar o Mundial de Clubes da Fifa, a partir de fevereiro, o jogo contra o Novorizontino foi antecipado. A partida será realizada às 16h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Ao todo, 16 equipes disputam o Paulistão. Divididos em quatro grupos, de quatro times cada. As equipes jogarão uma vez com cada time dos grupos opostos aos seus. Classificam para as oitavas de final, os dois primeiros colocados de cada grupo. A grande final está marcada para o dia 3 de abril.
O portal RedeNoiciaZ traz um panorama dos quatro grandes de São Paulo, mais o Bragantino. Acompanhe abaixo a expectativa de cada um neste Paulistão, bem como a análise de nossos repórteres.
Os grupos do Paulistão 2022
A: Corinthians, Água Santa, Guarani e Inter de Limeira
B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
C: Palmeiras, Botafogo-SP, Ituano e Mirassol
D: Santos, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André
Como os times vêm para o Paulistão 2022?
Corinthians
Ainda em busca de um centroavante, o Timão inicia o Paulistão como um dos favoritos a conquistar o título. Sendo o maior campeão desta competição, com 30 canecos levantados, o Corinthians quer apagar as duas últimas temporadas, quando não ganhou um campeonato sequer. Algo que não ocorria desde a temporada de 2007. Para isso, o time de Parque São Jorge se reforçou de forma pontual. No final do ano passado, o Timão trouxe de volta o volante Paulinho que se junta a Williams, Renato Augusto, Róger Guedes, Cássio e Cia.
Além do volante, o Timão contratou o goleiro Ivan, o zagueiro Robson Bambu e o lateral Bruno Melo. A expectativa é de um bom campeonato pelo Timão.
A estrei do Corinthians será nesta terça-feira, contra o Ferroviária, às 21h, na Neoquimica Arena.
Provável time base: Cássio, Fágner, João Victor, Fábio Santos; Cantillo, Paulinho, Renato Augusto, William e Róger Guedes; Gustavo Mantuan
Opinião do comentarista: O Corinthians é um dos favoritos, não só a ganhar o Paulistão, como outras competições que vai disputar este ano. Montou time para isso. Diferentemente do primeiro semestre do ano passado, quando o time era horrível, agora tem elenco para levantar títulos. Basta saber se o técnico Sylvinho conseguirá dar forma e tática ao time. A torcida está de olho, e irá cobrar forte caso as vitórias não apareçam. (Opinião do repórter Marcel Paulo)
São Paulo
Atual campeão, o São Paulo vem forte para a competição. A expectativa é apagar da memória do torcedor o fiasco do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando brigou para não ser rebaixado até as últimas rodadas Para isso, o Tricolor se reforçou com nomes importantes. Dentre eles, Nikão, a grande aposta da diretoria. Outros jogadores de nome também vieram, mas são incógnitas ainda, que é o caso de Rafinha.
A estreia do Tricolor no Paulistão será contra o Guarani, na quinta-feira (27), às 21h30, no Brinco de Ouro, em Campinas.
Provável time base: Tiago Volpi; Rafinha, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Nikão e Patrick; Luciano (Emiliano Rigoni) e Jonathan Calleri.
Opinião do comentarista: O São Paulo se reforçou e irá brigar forte pelo bicampeonato. Trouxe jogadores pontuais para posições carentes no elenco titular e reserva, além de ter feito uma limpa no elenco com jogadores caros e que não mostraram o futebol desejado pela torcida. Agora, o técnico Rogério Ceni tem mais opções para conseguir vitórias e levantar o esperado bicampeonato Paulista, que não vem desde 1992. (Opinião do repórter Marcel Paulo).
Palmeiras
O Palmeiras entra no Campeonato Paulista de olho no Mundial de Clubes. O Verdão disputará a competição internacional a partir do dia 8 de fevereiro, e ficará nos Emirados Árabes até o dia 12. Até o início desta competição, o técnico Abel Ferreira deverá mesclar o time no Paulistão, de modo a dar sequência para os titulares, e preservá-los para chegarem 100% no Mundial. Ainda assim, o atual campão da Libertadores entra como um dos grandes favoritos a levantar mais este caneco.
A estreia do Verdão acontece neste domingo, às 16h, contra o Novorizontino, em Novo Horizonte.
Provável time base: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Piquerez; Dudu, Raphael Veiga e Rony
Opinião do comentarista: Assim como nos últimos anos, o Palmeiras é um dos grandes favoritos, não só para a conquista do Campeonato Paulista, como também para a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América. No entanto, para este início, o técnico Abel Ferreira está focado em preparar o time titular para o Mundial de Clubes, competição tão sonhada pelo palmeirense. Ainda assim, o clube chegará forte, devido ao forte elenco que tem e aos reforços que chegaram. O Verdão ainda espera pelo tão sonhado “camisa 9” para deixar o elenco palmeirense forte para disputar em todas as frentes. Só que além das contratações, os meninos das categorias de base, que vêm fazendo um grande sucesso na Copa São Paulo e em outras competições, querem mostrar serviço e por isso, chegam para qualificar mais uma vez o Palmeiras. (Opinião do repórter Leonardo Francisco).
Santos
O grande trunfo do Santos está no banco de reservas, e se chama Fábio Carille. O treinador já foi tricampeão paulista, quando defendia o rival Corinthians e conhece todos os atalhos da competição. Para conquistar o Paulistão, algo que não ocorre desde 2016, o Peixe se reforçou e trouxe Ricardo Goulart, o principal reforço até o momento. Ainda que seja provável a classificação na primeira fase, não dá para cravar, pelo fato do Peixe estar no grupo mais difícil da competição. Terá que jogar muita bola se quiser alcançar voos maiores no Paulistão.
A estreia do Santos será nesta quarta-feira (26), contra a Inter de Limeira, às 19h, em Limeira.
Provável time base: João Paulo, Kaiky, Emiliano Velázquez e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo e Felipe Jonatan; Marinho, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart.
Opinião do comentarista: Muitos diriam que o que aconteceu de ruim é para ser esquecido. No caso do Santos, 2021 era para esquecer. Mas, o discurso tem que ser outro: de aprendizado. As apostas na íntegra na garotada, em razão dos problemas financeiros eram a última saída e quase custaram caro com os riscos de rebaixamento no Paulistão e no Brasileirão. Passado o susto, graças ao grande trabalho do técnico Fábio Carille, o Santos de 2022 chega mais reforçado e com contratações, que embora pontuais, chegam para dar um toque de qualidade e um suporte que faltou em 2021. Bauermann, destaque do América-MG, chega para dar eficiência e proteção para a zaga. Bruno Oliveira é um meia que vai dar mais segurança para a zaga, mas com uma boa saída de bola. E Ricardo Goulart é a grande esperança santista na armação de jogadas e dos gols. Se repetir o que fez no Cruzeiro e na China, tem tudo para encher de alegria o torcedor santista e ter um ano mais seguro. (Opinião do repórter Leonardo Francisco).
Red Bull Bragantino
O Rede Bull Bragantino pode ser a grande sensação e surpresa deste Paulistão. O time tem feito grandes campeonatos, conta com um parceiro forte financeiramente e um time muito bem ajustado. Junto com o Santos, está no grupo mais complicado do Paulistão. Mas, tem tudo para avançar às oitavas e, se bobear, chegar ainda mais longe na competição. Pode ser o grande azarão do torneio. Para isso, precisa apenas fazer o que já vem sendo feito nos últimos anos. Jogar com seriedade e dificultar a vida dos grandes.
A estreia do Red Bull Bragantino será nesta quinta-feira (27), contra o Mirassol, às 20h, em Mirassol.
Provável time base: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Helinho e Ytalo.
Opinião do comentarista: Uma das equipes sensações em 2021, mais uma vez chega forte, especialmente porque jogará pela primeira vez uma Libertadores da América. O Red Bull Bragantino é um forte candidato ao título do Paulista, já que tem um time entrosado, a base mantida e ainda com reforços interessantes como o lateral-direito equatoriano José Hurtado, ex-Independiente Del Valle-EQU e o meia Hyoran, do Atlético-MG. A política de apostar em jovens atletas de talento tem sido o principal trunfo do Red Bull Bragantino e a equipe certamente brigará de igual para igual com os quatro grandes, não só no Campeonato Paulista, como também no Brasileirão, na Copa do Brasil e também quer chegar longe na Libertadores. (Opinião do repórter Leonardo Francisco).
LEIA TAMBÉM
Palmeiras elimina São Paulo e vai à final da Copinha