CubatãoEducaçãoObras

Cinco escolas de Cubatão tem aulas adiadas

Unidades passam por reformas e serviços de manutenção

As aulas na rede municipal de Cubatão começaram na terça-feira (8) na maioria das escolas. Mas em cinco unidades de ensino elas ainda não iniciaram e o retorno foi adiado. A prefeitura esclarece que o motivo da mudança no cronograma é por conta de reformas, principalmente após as fortes chuvas que caíram no início da semana.

As Unidades Municipais de Ensino (UMEs) Bernardo José Maria de Lorena, João Ramalho, Rui Barbosa e Padre José de Anchieta darão início ao ano letivo a partir da próxima terça-feira (15). Uma reunião entre pais e professores deve acontecer na segunda-feira (14).

Já a UME Estado do Amapá atenderá aos alunos na quarta-feira (16) com reunião agendada com os pais no dia anterior. Segundo a prefeitura, os gestores destas escolas foram comunicados sobre a mudança da data do início do ano letivo nesta terça-feira (8).

Decisão

A decisão de adiar o retorno das aulas ocorreu pelo atraso das reformas que estavam em andamento nestas unidades. O motivo do atraso, segundo administração municipal, foi o grande volume de chuvas que atingiu a cidade nos últimos dias.

A Secretaria de Educação (Seduc) afirmou que a rede de ensino vai cumprir o total de horas/aula proposto oficialmente. Para isso, as unidades terão reposição de aulas e as datas logo serão divulgadas aos responsáveis.

A Seduc informou também que as outras escolas que não tiveram problemas por conta das chuvas estão funcionando normalmente desde terça-feira (8). Cubatão possui um total de 50 unidades escolares atendendo creche, ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

Reformas nas escolas

As reformas das unidades escolares tiveram início no fim do ano passado, coordenadas pela Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep). A previsão era de terminar a manutenção nas escolas antes do início das aulas. Porém, a Sesep afirma que não foi possível devido à transição da plataforma de informática do município que afetou os processos licitatórios das obras.

Segundo a Prefeitura de Cubatão, o investimento chega a R$ 9 milhões e pelo menos 17 escolas irão passar por reformas gerais, algumas delas amplas e estruturais. Duas escolas já foram entregues, as UMEs Estado do Ceará e Estado do Piauí, ambas na Vila Nova, com reparos no telhado, eliminação de rachaduras, reforma dos banheiros e pintura geral.

De acordo com a Sesep, atualmente oito UMEs estão em reforma em Cubatão. A UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, trata dos vazamentos no telhado. O teto será reformado para que a água da chuva passe a escoar para fora do próprio telhado, não sendo absorvida pela laje. As telhas estão sendo substituídas, duas quadras esportivas e os banheiros estão em manutenção, e a unidade está sendo pintada.

Na UME Padre José de Anchieta, localizada no Jardim Costa e Silva, telhado está sendo substituído e terá novas estruturas e telhas. O forro do refeitório recebe manutenção, a cozinha recebe troca de azulejo. Os banheiros, a cantina e a sala de educação física também são reformados com a reformulação do piso. A escola está recebendo nova pintura.

A UME Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá, recebe revisão do sistema de drenagem com a troca das calhas por equipamentos de diâmetro maior e o telhado será trocado. A cozinha e os banheiros estão sendo reformados, incluindo a substituição da rede hidráulica e equipamentos de acessibilidade.

Manutenções e revisões

A manutenção na UME Maria do Rosário, no Parque São Luiz, inclui a recuperação da rampa de acesso à escola, substituição de portas, instalação de elementos vazados para ventilação dos espaços, conforme indicação da Vigilância Sanitária, e revisão completa da drenagem com substituição de calhas.

Na unidade da UME Ulysses Guimarães, Vila Natal, a Sesep faz a revisão das calhas, substituição do piso da cozinha, construção de telhados no pátio dos fundos e na entrada do próprio. Todo o prédio está recebendo equipamentos de acessibilidade, incluindo a mudança do local da secretaria que passa a funcionar no térreo.

A UME Dom Pedro, na Vila Natal, passa por revisão da drenagem do prédio, com o redimensionamento das calhas, substituição de telhas, manutenção dos banheiros e corredores.

No Jardim Nova República, a UME Luíza Cortes passa por substituição das portas metálicas do revestimento, instalação de forro de PVC nos corredores, pintura dos gradis e das salas de aula e substituição de todas as portas.

Já na UME Estado do Amapá, na Ilha Caraguatá, ocorre a revisão completa do telhado da unidade, reparos nos banheiros, cozinha, acesso da secretaria. A Sesep também está corrigindo problemas de infiltração nas paredes realizando a impermeabilização, rebocando para só então depois finalizar com a pintura.

Outras escolas sete escolas também serão reformadas nas próximas semanas, a CEU Marta Josete Impalea, UMEs Domingos Pucciarelo, Estado da Bahia, Sofia Zarzur, Maria Rosa da Guarda, Marta Magali e Dilce Ferreira.

LEIA TAMBÉM

Fortes chuvas inundam escolas de Cubatão e provocam adiamento da volta às aulas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo