Esporte

O Palmeiras decepciona e continua sem Mundial. O Chelsea é campeão

Chelsea conseguiu superar o adversário nos instantes finais da prorrogação

O Palmeiras estava esperançoso, lutou bravamente e chegou muito perto da tão aguardada conquista do Mundial de Clubes. Até a reta final da prorrogação, quando o Chelsea fez o gol de pênalti e mais uma vez destruiu o sonho palmeirense nos Emirados Árabes.

Primeiro tempo ficou marcado pelos fortes esquemas defensivos. Créditos: Getty Images.

Para enfrentar os ingleses, Abel Ferreira montou um esquema com uma linha de cinco jogadores, mas as vezes contando com seis jogadores, alternando entre Rony e Gustavo Scarpa. Na primeira etapa deu resultado, pois o Chelsea não levou maiores sustos ao goleiro Weverton. Enquanto isso, o Verdão teve a proposta clara de roubar a bola e aproveitar os espaços deixados nas costas dos defensores.

Os brasileiros assustaram duas vezes: primeiro com Dudu, em lance no qual recebeu em contra-ataque e chutou fraco, desviando na zaga, e depois com Zé Rafael, que tinha condições de encontrar Rony sozinho na área para marcar, mas também cruzou mal. O Chelsea tentou alternativas na reta final, com um chute de longe de Thiago Silva que Weverton defendeu, e duas cobranças de escanteio nas quais o Chelsea levou vantagem com seus zagueiros. As cabeçadas, porém, foram para fora.

Segundo tempo

Veio a etapa final e o Chelsea voltou melhor com mais presença no campo do Palmeiras. E comemorou primeiro com Lukaku. Kovacic avançou pela esquerda e abriu com Hudson-Odoi. O camisa 20 cruzou para Lukaku, e o camisa 9 do Chelsea ganhou de Luan no alto, cabeceando para o fundo do gol.
Veiga conseguiu o empate e deu a esperança aos palmeirenses. Créditos: Reuters.

O Alviverde foi buscar o prejuízo e aos 16 minutos contou com um pênalti, após Chris Beath ter tocado a bola na mão. O árbitro de vídeo foi acionado e confirmou a penalidade. Aos 18 minutos, Raphael Veiga bateu com extrema frieza e empatou o jogo, tirando o goleiro Mendy de campo.

Após o gol, o Chelsea passou a ter mais posse de bola do que o Palmeiras, mas sem maiores chances claras de gol para nenhuma das duas equipes. Assim, o jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação e título do Chelsea

O técnico Thomas Tuchel colocou Ziyech e Sarr em campo, buscando melhorar o rendimento do time. O jogo seguiu com o Chelsea no campo palmeirense, mas sem criar chances claras de gol. Assim, o primeiro tempo permaneceu empatado.

No segundo tempo, o Palmeiras apostou no contra-ataque para se beneficiar do desgaste dos ingleses para chegar ao gol. Timo Werner tentou desempatar após boa tabela. Só que aos 9 minutos da etapa final da prorrogação, o árbitro de vídeo foi acionado e flagrou o zagueiro Luan colocar a bola na mão. Pênalti. Havertz bateu bem e desempatou o jogo.

Abel Ferreira ainda colocou Deyverson para tentar uma reação, mas o atacante pouco pôde fazer. Pra acabar de vez o sonho palmeirense do Mundial de Clubes, Luan fez falta violenta e mais uma vez após o árbitro de vídeo ser acionado, o zagueiro foi expulso. Assim, o duelo terminou com uma conquista inédita do Chelsea, limpando a imagem manchada em 2012, quando perdeu a decisão para o Corinthians. Já o Verdão, mais uma vez vê o sonho do Mundial acabar.

LEIA TAMBÉM

Nicole Silveira faz história e faz a melhor campanha do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo