CubatãoEducação

Duas escolas de Cubatão enfim tem aulas iniciadas

Unidades educacionais passavam por obras de manutenção

Nesta segunda-feira (21), duas escolas municipais de Cubatão enfim tiveram as aulas iniciadas. Uma terceira unidade educacional também terá início das aulas, mas nesta terça-feira (22). As escolas passavam por obras de manutenção e o retorno às aulas foi adiado nestes locais.

As escolas municipais Estado do Amapá, Bernardo José Maria de Lorena, João Ramalho, Rui Barbosa e Padre José de Anchieta tiveram o cronograma escolar alterado devido à reformas, que ficaram atrasadas por conta pelo grande volume de chuva que atingiu a região no mês de janeiro.

As obras tiveram início no fim do ano passado. A previsão era de terminar a manutenção nas escolas antes do começo das aulas. Porém, a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep) afirmou que não foi possível devido à transição da plataforma de informática do município, que afetou os processos licitatórios das obras.

A escola João Ramalho retornou às aulas na última terça-feira (15), e a escola Rui Barbosa iniciou o ano letivo na quinta (17). No total, das 50 unidades escolares, 47 delas as aulas já retornaram. As outras três aguardavam o fim dos trabalhos para liberar a circulação de alunos.

Assim, os alunos das escolas Bernardo José Maria de Lorena e Padre José de Anchieta iniciaram as aulas nesta segunda. Na escola Estado do Amapá, uma reunião de pais e responsáveis aconteceu na manhã de segunda-feira e os alunos retornarão às aulas nesta terça.

A reforma nas três unidades continua, contudo sem riscos a alunos e funcionários. A Secretaria de Educação do município frisou que as aulas nessas unidades serão repostas, sem prejuízo ao ensino dos alunos. O cronograma de reposição ainda está sendo definido pela pasta.

Reformas

Na escola municipal Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva, o telhado foi totalmente substituído com novas estruturas e telhas. O forro do refeitório recebeu manutenção e a cozinha, troca dos azulejos. Os banheiros, a cantina e a sala de educação física também foram reformadas com a reformulação do piso. A escola também recebeu nova pintura.

Já na escola Estado do Amapá, na Ilha Caraguatá, foi feita revisão completa do telhado da unidade, reparos nos banheiros, cozinha, acesso da secretaria. A Secretaria de Manutenção corrigiu problemas de infiltração nas paredes realizando a impermeabilização, rebocando, para só então finalizar com a pintura.

Ainda, na escola Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, o antigo problema de vazamentos no telhado está sendo eliminado definitivamente, segundo a prefeitura. O telhado da unidade, com cerca de 1500 m², foi suspenso em quase um metro, transbordando as laterais para além do prédio. Com isso, a água da chuva passa a escoar para fora do próprio telhado, não sendo absorvida pela laje.

Além da nova estrutura de madeira, todas as telhas estão sendo substituídas. O local recebeu outras melhorias: recuperação de duas quadras esportivas, revisão total dos telhados no anexo de artes e prédio administrativo, pintura e manutenção dos banheiros.

LEIA TAMBÉM

Volta às aulas em Cubatão são adiadas mais uma vez em quatro escolas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo