Saúde

Vacinas de Oxford vão chegar ainda em janeiro no Brasil

Dois milhões de doses prontas foram compradas da Índia

O Governo Federal informou nesta terça-feira (5), que as vacinas de Oxford, produzidas e prontas na Índia, vão chegar ao Brasil até o final de janeiro. A informação confirma que não existe uma proibição do governo indiano para a exportação dos imunizantes contra o coronavírus. Inicialmente chegarão 2 milhões de doses e a compra foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No último domingo (3), um dirigente do Serum Institute, responsável pela fabricação da vacina de Oxford na Índia, disse que a exportação estaria proibida para priorizar a população local a ser vacinada. Mas nesta terça, a entidade voltou atrás da decisão e disse que as vendas para o exterior estavam liberadas.

Entretanto o Itamaraty precisou ser acionado para entrar em contato com as autoridades indianas e saber se as decisões prejudicariam as compras da vacina contra a COVID-19. Por meio de um comunicado, tanto o Itamaraty, como o Ministério da Saúde falaram sobre as negociações.

“As negociações entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Serum da Índia para a importação pelo Brasil de quantitativo inicial de doses de imunizantes contra a COVID-19 encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro”, afirma uma nota conjunta.

Ainda segundo as duas pastas, uma reunião com um embaixador indiano foi realizada para esclarecer as dúvidas pendentes.

“Em nota conjunta, publicada hoje, 5 de janeiro, o Instituto Serum da Índia e a Bharat Biotech comunicaram a sua firme intenção de garantir acesso mundial a suas vacinas contra Covid-19. O CEO do Instituto Serum esclareceu, ainda, publicamente, que a exportação de vacinas produzidas na Índia é permitida para todos os países”, destacou o comunicado.

Leia também

Pronto atendimento covid é instalado em escola

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo