Alívio para os tripulantes e os passageiros que aguardavam a retomada da temporada de cruzeiros no Brasil. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) antecipou a volta das operações para este sábado (5). A confirmação saiu nesta quarta-feira (2), menos de uma semana depois que o Ministério da Saúde publicou uma portaria do Diário da União. Mas na publicação, o retorno dos cruzeiros iria acontecer no dia 7 de março.
Todos os navios de cruzeiros que operam nesta temporada na costa brasileira — MSC Seaside, Splendida e Preziosa, e também os navios Costa Diadema e Fascinosa — cumprem o período de suspensão na área de fundeio do Porto de Santos.
Conforme a Clia Brasil, serão 19 roteiros, com saídas programadas até 18 de abril de 2022, que passarão por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.
Ainda segundo a associação, esse municípios “estão totalmente alinhados para implementar rigorosos protocolos de segurança, que valorizam a saúde das pessoas e garantem a alta qualidade das experiências oferecidas aos cruzeiristas”.
Por enquanto o Ministério da Saúde não se manifestou sobre a antecipação feita pela Clia. Agora a expectativa é que com a retomada da temporada de cruzeiros, é possíve recuperar o prejuízo financeiro. Existe a previsão de que R$ 1 bilhão sejam recuperados.
LEIA TAMBÉM
Temporada de cruzeiros é retomada após aval do Ministério da Saúde