Geral

Rússia toma controle da maior usina nuclear da Ucrânia

A tomada do local ocorreu após explosões russas atingirem o prédio da administrativo da usina

Nesta sexta-feira (4), a Rússia confirmou que suas tropas russas tomaram controle da usina nuclear Zaporizhzhia, a maior da Ucrânia, com capacidade de gerar 950 Megawatts. No total são cerca de 5,7 Gigawatts. A tomada do local ocorreu após explosões russas atingirem o prédio da administrativo da usina, que fica ao lado dos reatores e causou pânico de um mega explosão atômica.

Rodada de negociações

Nesta quinta-feira (3), houve a segunda rodada de negociações entre os representantes da Rússia e da Ucrânia. De simbólico, foi o registro de aperto de mãos entre eles, algo que não havia ocorrido na primeira reunião. De prático, o comum acordo de se criar um cordão humanitário na Ucrânia.

Os cordões humanitários servem para que haja uma deslocação segura àqueles que pretendem fugir da guerra. Ou seja, não haverá confrontos temporariamente nestes locais. Além da saída pacífica dos civis, nestas regiões também circularão suprimentos com remédios e alimentos.

Além disso, também ficou definido uma nova rodada de negociações. A expectativa é que nesta terceira roda de conversas, os representantes iniciem o diálogo de cessar fogo.

Números da guerra até aqui

Os números da guerra são bastante conflituosos até o momento, com versões bastante diferentes entre Rússia e Ucrânia. Em especial, no que se refere às baixas de ambos os exércitos.

Kiev afirma que a defensiva ucraniana matou ao menos 7 mil soldados russos, enquanto Moscou reconhece apenas 498 mortes. Do lado da Ucrânia, ainda que sejam números que precisem de mais confirmações, estima-se que 2.870 soldados morreram, e outros 3.700 ficaram feridos.

Refugiados

Ainda nesta quinta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 1 milhão de ucranianos deixaram o país. O alto-comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), disse também que este número pode chegar a 4 milhões se a guerra não acabar.

LEIA TAMBÉM

Museu de Cera em Olímpia retira estátua de Vladimir Putin

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo