

Foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Guarujá com o Governo de São Paulo para iniciar as obras de contenção do Morro da Barreira do João Guarda. A intenção é impedir que novos deslizamentos aconteçam, igual como foi em março de 2020. Na ocasião, dezenas de famílias ficaram desabrigadas, enquanto sete pessoas morreram.
Segundo a administração, o valor já era reivindicado, após a tragédia natural. O repasse de R$ 21.613.994,46 será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e serão utilizadas modernas técnicas de contenção a fim de evitar novos deslizamentos no local. A previsão é que a obra dure seis meses.
Desde os deslizamentos, a prefeitura realizou diversos pedidos solicitando a liberação de recursos para realização das obras. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a cidade obteve o recurso necessário. Entre as técnicas utilizadas, estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado, solo grampeado verde (MacMat) e hidrossemeadura.
Ainda serão realizadas obras complementares aos serviços de contenção, como a construção de escadas hidráulicas nos bordos do morro, para diminuir a velocidade da água, que será direcionada em galeria de concreto pré-moldado para uma interligação no canal da avenida Atlântica. O trecho ainda receberá pavimentação, guias e sarjetas e microdrenagem.
LEIA TAMBÉM
Morro Barreira do João Guarda terá obras após convênio da Prefeitura de Guarujá com o Estado


