

O Porto de Santos passou por uma intensa fiscalização nesta segunda-feira (25). Aconteceu a Operação Porto Limpo, que fez uma vistoria nos terminais de granéis e a missão é realizar o controle sanitário na região portuária para evitar doenças e outros danos causados pela sujeira provocada por materiais que caem na pista.
Participaram da ação conjunta, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marinha e Capitania dos Portos.
Os órgãos vão fiscalizar 14 terminais, principalmente de granéis sólidos, com foco no controle sanitário de doenças e melhoria da higiene. As ações serão realizadas até a próxima sexta-feira (29). Para fiscalizar, serão usados drones, que sobrevoam os terminais e auxiliam na vistoria, flagrando material espalhado pela pista e em mal estado, por exemplo. Qualquer irregularidade será notificada às autoridades.
Os granéis no Porto de Santos
De acordo com a Antaq, o Porto de Santos ficou em segundo lugar como um dos que mais realizou movimentações no primeiro bimestre deste ano, movimentando 17,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2021.
Em relação aos granéis, o Porto de Santos é o que mais movimenta cargas a granel. Em 2021, foram exportadas mais de 30 milhões de toneladas de soja pelo cais santista.
LEIA TAMBÉM
Toninha é encontrada morta em Praia Grande com marcas de rede de pesca