
A Prefeitura de Santos anunciou que os morros terão um grande investimento para reforçar a segurança, a acessibilidade e a zeladoria. Fazendo parte do programa Santos Mais Bonita, os investimentos serão de R$ 97,5 milhões. A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.

O prefeito Rogério Santos (PSDB) anunciou que as intervenções terão recursos municipais, estaduais e federais. Além desta soma, o Santos Mais Bonita, que prevê intervenções em toda a Cidade, conta ainda com R$ 30 milhões para custeio do convênio com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O objetivo é garantir trabalho a 260 reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto e para as 300 vagas do Programa de Inclusão Cidadã – Fênix, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).
Saiba quais são as intervenções:
Região Central
Pacheco – reconstrução de encosta entre as ruas 7 e 8 e manutenção das escadarias 7, 11 e 12, além da manutenção do portal e da lixeira.
São Bento – reconstrução de encosta atrás do Complexo Esportivo Marina Magalhães; obra de drenagem e contenção do Caminho Santa Marta; manutenção da escadaria São Marcelo e transformação da antiga policlínica para implantação da primeira ecofábrica dos morros; pavimentação das ruas São João, Santo Edésio, Madeira Funchal, Santo Américo, Santo Orlando, São Manoel e São Silvestre, além da execução da Praça Santo Eduardo.
Monte Serrat – revitalização da escadaria do Caminho Monsenhor Moreira; obras de contenção e drenagem no Caminho da Pedreira e em trecho de encosta próximo ao Capoeira; manutenção de escadaria e corrimão no Caminho da Pedreira, Vila Chácara e Vila Cearense.
Penha – execução emergencial de estabilização de encosta e drenagem na Rua 4; sequência dos trabalhos da praça no Largo da Caveira.
Fontana – muro de contenção na Avenida Nossa Senhora do Monte Serrat; manutenção da Praça Noé de Carvalho.
Vila Progresso – recuperação de escadaria da Rua 6 até a Rua 1; estabilização de encosta na Rua 1; manutenção de canaletas e drenagem na Avenida Brasil e revitalização da Praça do Céu.
Região Leste
José Menino – obras de contenção e drenagem no trecho de encosta entre a linha permanente do VLT e a Rua 1; revitalização da escadaria entre as ruas Pedro Borges Gonçalves e Sebastião Arantes Nogueira; manutenção das escadarias, drenagem e corrimão da Rua 6; construção de muro de contenção na Rua Pedro Borges Gonçalves e de uma quadra e área de vivência no terreno no fundo da UME Padre Lúcio Floro; pavimentação das ruas Pedro Borges Gonçalves e Carlos Alberto Curado.
Marapé – obras de contenção e drenagem na Avenida Antônio Manoel de Carvalho; rede de drenagem na Rua 3; manutenção de corrimãos e escadarias.
Jabaquara – continuação das obras drenagem e manutenção da Rua José Fernandes Cruz; manutenção de escadarias e corrimãos da Rua Engenheiro José Garcia.
Nova Cintra – revitalização da Praça Guadalajara; manutenção em guarda-corpo, ponte, quiosques e pista de skate da Lagoa da Saudade; implantação da Trilha do Boi Morto.
Nova Cintra II – drenagem e pavimentação da Rua 1, recuperação de degraus, passeio e drenagem da escadaria Nossa Senhora de Aparecida; reconstrução emergencial do muro de arrimo na Rua 1; novo muro de contenção.
Zona Noroeste
Saboó – manutenção da escadaria; drenagem e contenção na Rua Caminho da Ponte; manutenção da Praça das Bolas; reestruturação do sistema de drenagem e escadarias.
Caneleira/Tetéu – contenção e drenagem em frente à quadra da Rua das Pedras, com drenagem no córrego; contenção e drenagem na Alameda Prefeito José Gomes; manutenção na quadra da Rua das Pedras e da escadaria da Rua 13.
Santa Maria – reestruturação do sistema de drenagem do Caminho Particular; pavimentação em área de 14 mil metros quadrados; estabilização de encosta e construção de praça na Rua 13; contenção de encosta na Rua 8 e adequação de todo o sistema de drenagem nas ruas 1, 8, 9 e 10.
LEIA TAMBÉM
Já o morro Monte Serrat receberá revitalização da escadaria do Caminho Monsenhor Moreira, obras de contenção e drenagem no Caminho da Pedreira e em trecho de encosta próximo ao Capoeira, manutenção da escadaria e corrimão no Caminho da Pedreira, Vila Chácara e Vila Cearense.
No morro do José Menino, as obras serão de contenção e drenagem no trecho de encosta entre a linha permanente do VLT e a Rua 1, revitalização da escadaria entre as ruas Pedro Borges Gonçalves e Sebastião Arantes Nogueira, manutenção das escadarias, drenagem e corrimão da Rua 6, construção de muro de contenção na Rua Pedro Borges Gonçalves e de uma quadra e área de vivência no terreno no fundo da UME Padre Lúcio Floro, pavimentação das ruas Pedro Borges Gonçalves e Carlos Alberto Curado.
O morro do Marapé ganhará obras de contenção e drenagem na Avenida Antônio Manoel de Carvalho, rede de drenagem na Rua 3, manutenção de corrimãos e escadarias. O morro da Penha deve ter execução emergencial de estabilização de encosta e drenagem na Rua 4, sequência dos trabalhos da praça no Largo da Caveira.
Seguindo o planejamento, o morro da Caneleira (Tetéu) deve receber contenção e drenagem em frente à quadra da Rua das Pedras, com drenagem no córrego, contenção e drenagem na Alameda Prefeito José Gomes, manutenção na quadra da Rua das Pedras e da escadaria da Rua 13.