Corinthians arranca empate contra o São Paulo e segue líder do Brasileirão
Tricolor saiu na frente com Calleri, mas Adson garantiu o empate e a invencibilidade do Timão contra o rival na Neo Química
Por pouco o São Paulo quebrou o tabu de enfim vencer o Corinthians na Neo Química Arena neste domingo (22), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor chegou a sair na frente com Calleri, mas o Timão reagiu e Adson garantiu o empate e o tabu mantido. Além disso, os corintianos continuam líderes da competição.
O primeiro tempo do Majestoso foi bem movimentado, mas com um São Paulo melhor em campo e obrigando o goleiro Cássio a fazer boas defesas nas finalizações de Alisson e Calleri. Antes, o Corinthians chegou a exercer a forte pressão, mas sem concluir boas finalizações a gol.
O São Paulo passou a se organizar e teve mais domínio nas trocas de passes e reforçando a marcação. O Timão chegou a passar pelo sistema defensivo, incluindo com um gol anotado por Jô. Só que o árbitro de vídeo flagrou impedimento de Renato Augusto. O lance motivou o São Paulo que passou a pressionar e foi recompensado com o gol. Calleri recebeu bom passe de Alisson e fuzilou Cássio: 1 a 0. A vantagem foi considerada pouca, já que o São Paulo poderia ter ido ao intervalo com uma vantagem ainda maior.
Timão reage no segundo tempo
O técnico Vítor Pereira colocou Adson no lugar de Gil, para dar mais ofensividade. Já Rogério Ceni, embora vendo o time melhor, fez três mudanças, deixando o São Paulo mais defensivo, o que gerou reclamação dos torcedores.
As mudanças foram benéficas para o Timão, que passou a explorar mais o campo são-paulino, embora faltasse a criação de jogadas. O Tricolor até fez o 2 a 0 com Eder. No entanto, o impedimento foi marcado, já que o jogador estava em posição ilegal. A partir daí o Corinthians cresceu e por pouco não empatou em lances do Jô e por pouco um gol contra de Diego Costa.
Para dar mais ofensividade, o técnico Vítor Pereira colocou Lucas Piton, Giuliano e Júnior Moraes nos lugares de Fábio Santos, Willian e Maycon. As mudanças foram contrárias aos pedidos dos torcedores corintianos, que queriam Róger Guedes. Mas o atacante ficou no banco o tempo inteiro. As substituições enfim surtiram efeito. Aos 34, Lucas Piton deu um belo cruzamento para Adson cabecear e empatar o jogo.
A virada corintiana só não aconteceu porque Renato Augusto errou na finalização, ao tentar mandar a bola no ângulo. Nos acréscimos, Adson quase fez o segundo gol, mas o São Paulo por pouco não desempatou com Igor Gomes, que parou no goleiro Cássio. Ele, aliás, sentiu lesão e precisou sair de campo e Matheus Doneli entrou em campo. Assim, o empate por 1 a 1 permaneceu.
Como fica?
No Campeonato Brasileiro, o resultado deixou o Corinthians na liderança com 14 pontos. Já o São Paulo está em terceiro lugar com 12 pontos, mesma pontuação do Palmeiras e Atlético-MG, mas perde nos critérios de desempate. Desde 2014, quando a Neo Química Arena foi inaugurada, o Tricolor jamais venceu o Timão. São 16 jogos, com 10 vitórias corintianas e seis empates.
Antes de pensarem no Brasileirão, Corinthians e São Paulo jogam no meio da semana por competições sul-americanas. Pela Libertadores da América, o Timão define sua vida na quinta-feira (26), às 21h contra o Always Ready (BOL) na Neo Química Arena. Somente a vitória garante a classificação sem depender de nenhum outro resultado. Já o Tricolor cumpre tabela na Copa Sul-Americana na quarta-feira (25) às 19h15 contra o Ayacucho (CHI).
LEIA TAMBÉM
Verstappen ganha no GP da Espanha e vira líder da Fórmula 1 após abandono de Leclerc