

A enfermeira Almira Dias Marques, de 56 anos, é a primeira a ser vacinada na Baixada Santista contra o coronavírus. A imunização foi no Hospital dos Estivadores, em Santos e além dos profissionais de saúde e autoridades, a primeira vacina teve a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
A profissional da saúde atuou na linha de frente desde o começo da pandemia da COVID-19. Ela participou ativamente na criação do Protocolo Assistencial ao Paciente e também do treinamento prático para coleta de Swab (secreção nasal para exames PCR) pela equipe de Urgência e Emergência. Além disso também integra a equipe do Centro de Testagem.
Ela falou da emoção de ser imunizada contra o coronavírus. “Estou bastante feliz, emocionada, uma gratidão muito grande de estar neste momento. É um momento ímpar. Chegar nesse momento com as vacinas em mão. Eu tenho a honra de representar as pessoas e mostrar a eficácia que temos nessa luta contra a COVID-19”.
“Não tenho nenhuma dúvida que assim que as pessoas forem vacinadas, nós teremos uma nova história, longe de tudo isso que nos acometeu, que mudou a vida de forma tão surreal. Aos poucos vamos viver a nossa realidade. É uma nova história que estamos escrevendo”, completou.
Esquema de vacina
As primeiras doses chegaram na cidade e foram armazenas em um contêiner refrigerado que fica na Arena Santos. De lá, as doses serão encaminhadas para os hospitais dos Estivadores e Guilherme Álvaro.
A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.
A campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.
A Prefeitura de Santos ainda não detalhou quais foram os critérios para a escolha dos trabalhadores que serão imunizados neste primeiro momento da campanha de vacinação.
Leia também
Funcionários da educação podem fazer teste da COVID-19



