‘Bolas misteriosas’ aparecem na praia
Cena intrigou os banhistas que estavam na faixa de areia
O domingo (7) foi de muitas perguntas feitas por moradores e turistas de Peruíbe envolvendo a aparição de ‘bolas misteriosas’ na praia. O caso aconteceu em diversos pontos da cidade e assim que foram postadas nas redes sociais, elas viralizaram.
Mas apesar do mistério e da curiosidade, a Prefeitura tratou de esclarecer dizendo que trata-se de um fenômeno natural, e que as bolas são formadas por lama negra, que chegou à faixa de areia devido à ressaca que atinge a região.
Diversas pessoas tiraram fotos e enviaram para as redes sociais e as imagens geraram grande repercussão. Na postagem, os internautas também passaram a criar teorias e brincar com a situação. “Fim dos tempos”, comentou um. “Isso é ET”, disse outro internauta no post. Apesar das brincadeiras, alguns moradores afirmaram que também viram, e que se tratava de um fenômeno natural.
Esclarecimento
A Prefeitura de Peruíbe esclareceu o caso da aparição das bolas e explicou o que as causou. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trata-se de uma lama negra jogada na praia pelo mar e coberta por areia. Por conta da ressaca, essa lama foi levada para a superfície, criando as bolas.
“Em uma área a 80 metros da praia, mar adentro, existem bolsões de lama. Em ocasiões em que o mar fica bravo [revolto], como um efeito liquidificador, essa lama entra em suspensão, e às vezes encosta na praia como uma água preta/barrenta, ou em ‘pelotas’, que em contato com a areia solta da praia resulta nestas bolas”, explica o secretário Eduardo Ribas.
Leia também