Litoral Norte cancela festas de Carnaval
Só que as praias seguem abertas para o público


As quatro cidades do Litoral Norte cancelaram as festas de Carnaval. Além disso, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba também não irão ter o ponto facultativo da data. Entretanto as praias estão liberadas para o público, desde que não promovam aglomeração e utilizem para caminhada e prática de esportes.
Só que apesar das restrições, a tendência é que milhares de turistas venham à região passar os dias. Barreiras sanitárias nas entradas dos municípios não devem acontecer, mas orientações serão repassadas para que os cuidados com o coronavírus sejam tomadas.
O Litoral Norte está na fase laranja do Plano São Paulo e com isso quiosques, restaurantes, assim como o comércio em geral podem funcionar, desde que o limite de 40% de ocupação, limite de horário e os protocolos sanitários sejam seguidos.
Caraguatatuba
- Praias liberadas
- Festas de carnaval canceladas
- Ponto facultativo de carnaval cancelado
Caraguatatuba também não vai ter programação de carnaval. A gestão vai manter a fiscalização para coibir festas clandestinas. No último fim de semana a cidade aplicou mais de R$ 60 mil em multas e fechou estabelecimentos por descumprirem as regras sanitárias. Desta vez, a cidade não vai ter barreira sanitária com abordagens nas entradas do município.
Restaurantes, quiosques e o comércio em geral também pode atuar com 40% da ocupação e por oito horas. O encerramento das atividades deve acontecer até às 20h. Após esse horário é permitido apenas o sistema delivery. Também é proibida a venda de bebida alcoólica após 20h.
Ilhabela
- Praias liberadas
- Festas de carnaval canceladas
- Ponto facultativo de carnaval cancelado
Em Ilhabela, a quarentena também segue as regras da fase laranja do Plano São Paulo. O funcionamento dos estabelecimentos está limitado até às 20h, com possibilidade de delivery e o drive-thru após o horário.
São Sebastião
- Praias liberadas
- Festas de carnaval canceladas
- Ponto facultativo de carnaval mantido
Em São Sebastião toda a programação de carnaval foi cancelada, mas o ponto facultativo está mantido. A cidade permanece com comércios abertos e fiscalização para o cumprimento das regras do Plano São Paulo. A gestão vai fazer uma operação de fiscalização, com reforço dos agentes nas ruas.
O decreto municipal sobre a quarentena segue as regras da fase laranja do Plano São Paulo, com funcionamento dos comércios até às 20h.
Ubatuba
- Praias liberadas
- Festas de carnaval canceladas
- Ponto facultativo de carnaval cancelado
O decreto municipal sobre a quarentena limita atendimento presencial a 40% da capacidade e funcionamento por oito horas diárias. O encerramento das atividades deve acontecer até às 22h.
Podem funcionar restaurantes, lanchonetes, quiosques, agências de turismo, marinas, serviços de locações na faixa de areia, comércio ambulante e serviços de passeios náuticos, como escuna e banana-boat.
Leia também
Bolsonaro: novo auxílio pode começar em março e durar até quatro meses



