Brasil soma 10 milhões de casos da COVID-19
Números foram alcançados menos de um ano do início da pandemia
Passado quase um ano do primeiro caso de COVID-19 registrado no Brasil, o país chegou nesta quinta-feira (18) a triste marca de 10 milhões de casos confirmados da doença. Só nestas últimas 24 horas foram 49.368 notificações de pessoas contaminadas, com 1.432 mortes confirmadas. Há quase um mês que os números seguem em alta.
Os dados são do consórcio de imprensa por meio do repasse das informações das secretarias estaduais de saúde. A situação apontada é de estabilidade, mas com um patamar alto e é reflexo da falta de medidas enérgicas para evitar cenas de aglomeração, de proteção efetiva e da prática dos protocolos sanitários.
No total os casos confirmados, desde o começo da pandemia, chegou a 10.028.644 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 49.368 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 44.621 novos diagnósticos por dia. Embora haja uma variação de -5% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.
Onze estados estão com alta nas mortes: Rio Grande do Sul, Goiás, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Enquanto isso a estabilidade ocorre no Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí.
Já os estados que estão em queda são o Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins e Sergipe. Mas quando se fala na vacinação o número total chegou a 6.395.199 doses somando primeira e segunda dose. Apesar do número ser considerado, o percentual ainda é baixo, já que representa 2,62% de toda população.
Leia também