São Sebastião inclui serviços como atividades essenciais
Medida vai na contramão da determinação do Plano SP
Dois serviços foram incluídos como serviços essenciais em São Sebastião. Estão liberadas as atividades de salões de beleza, onde a barbearia está incluída e também as lojas de materiais de construção. A medida vai na contramão do Plano São Paulo, onde estas atividades são vistas como não essenciais.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) alegou que os estabelecimentos como salões de beleza, barbearias e lojas de materiais de construção são consideradas como serviços essenciais. Mas a medida é contrária ao Governo de São Paulo. Além disso, a cidade chegou a 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
As regras
Com o novo decreto, as aulas na rede municipal serão somente online. Alguns dos serviços essenciais não podem funcionar entre 20h e 5h. Na cidade a prefeitura também liberou restaurantes para operar em delivery (das 5h às 23h59), drive-thru (5h às 20h) e na modalidade take away (retirada, das 5h às 20h).
Os estabelecimentos considerados essenciais devem: cumprir o protocolo de uso de máscara facial por todos no ambiente, aferir a temperatura dos consumidores na entrada e fazer a higienização de superfícies e pontos de contato com as mãos de usuários (como, corrimão e máquinas de cartão).
Eles devem ainda disponibilizar álcool em gel 70%, colocar distância mínima de 1,5 metro em filas e respeitar o limite de até 40% da capacidade. Caixas e guichês devem ter proteção de policarbonato ou vidro e os ambientes devem ser mantidos arejados.
Para os estabelecimentos que não estão entre os essenciais na categorização do governo estadual, mas que estão permitidos a abrir pelo decreto municipal, a prefeitura de São Sebastião define regras específicas.
Confira abaixo quais são:
- As lojas de materiais de construção deverão realizar atendimento individualizado com um consumidor por vez;
- Os salões de beleza e barbearias deverão realizar atendimento com hora marcada, podendo permanecer no estabelecimento comercial apenas um profissional e um cliente por vez
Leia também