EsportePraia Grande

Surfistas protestam e pedem liberação das praias de Praia Grande

A alegação é que o esporte é individual e discordam da proibição

Um grupo de surfistas realizou um protesto neste sábado (27), em Praia Grande. O encontro aconteceu na orla da Praia do Boqueirão e eles querem que a prática do surf seja liberada, embora as praias estejam fechadas, por decreto da fase emergencial do Plano São Paulo, além do lockdown.

Os surfistas se reuniram na Avenida Presidente Costa e Silva, para cobrar um posicionamento da prefeitura. Eles questionam o decreto publicado no dia 23 de março, que permite atividades físicas individuais das 5h às 8h e das 17h às 19h30. No entanto, o acesso às praias está proibido.

A alegação deles é que o surf é um esporte individual e que poderia muito bem ser liberado. “O surfe é um esporte individual, a gente entendeu pelo decreto que poderíamos praticar o esporte nos horários determinados, mas fomos repreendidos pelos guarda municipais, eles também não sabem fornecer informações claras sobre o decreto”, comentou um deles.

Mas além do surf, outros esportes, como stand up paddle e kitesurf são prejudicados com a proibição. A manifestação reuniu cerca de 60 surfistas que combinaram de protestar de maneira pacífica utilizando máscaras e mantendo o distanciamento social. Além do protesto, eles se reuniram para elaborar um abaixo-assinado reivindicando a prática do esporte para a Prefeitura. Até o momento mais de 800 assinaturas foram colhidas.

A Guarda Municipal foi chamada e se dirigiu ao local para falar com os surfistas. Eles foram orientados a não acessarem a faixa de areia da praia. Já a Prefeitura de Praia Grande foi questionada sobre a manifestação, mas não respondeu aos questionamentos.

Leia também

VÍDEO – São Vicente é alvo de protestos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo