Quem utiliza o Sistema Anchieta-Imigrantes pode ter um alívio. O Governo de São Paulo planeja construir uma nova rodovia exclusiva para os caminhões que tem como destino o Porto de Santos. Ele foi chamado de Linha Verde e ele é visto como uma alternativa inteligente e moderna para o escoamento de toda a produção nacional.
A Manifestação de Interesse Público (MIP) foi publicada na última quinta-feira (25), no Diário Oficial de São Paulo. A expectativa da Secretaria Estadual de Logística e Transporte é receber projetos para um corredor multimodal no eixo Planalto/Baixada. Mas além de uma rodovia, também pode acontecer a construção de uma ferrovia.
Segundo a pasta, a ideia é que o novo corredor logístico faça a conexão do Rodoanel à Margem Esquerda do Porto e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Os trabalhos fazem parte do planejamento da SLT de criar uma nova matriz de logística no Estado que ofereça modelos mais eficientes no trânsito de cargas e mercadorias.
O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto comentou mais sobre a necessidade da obra. “Passa pelo Porto de Santos boa parte do PIB Nacional e essa nova estrutura logística irá trazer um ganho incalculável à economia”.
Vantagens da Linha Verde
A implantação desse novo ramo logístico cria também um novo acesso ao litoral paulista e pode melhorar o fluxo do sistema Anchieta/Imigrantes, além de trazer outros benefícios como:
•Plataformas Logísticas mais eficientes
•Ter uma nova e eficiente via para o escoamento da produção.
•Melhorar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta/Imigrantes.
•Viagens mais rápidas para a Baixada Santista
•Redução no tempo de abastecimento dos caminhões.
•Redução no custo de frete.
•Possibilidade de conexão com ferrovias que abastecem o Estado.
•Agilidade no escoamento da carga de contêineres.
Para participar
A nova rodovia permitirá a implantação de novas tecnologias como compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, veículos com energia limpa, iluminação com energia solar, sistema de monitoramento inteligente e integração com o Centro de Controle.
Os interessados têm 30 dias para apresentar projetos ou estudos nesse sentido por meio de uma Manifestação de Interesse Privado – MIP. Os estudos devem conter a viabilidade técnica e econômico-financeira dessa nova rodovia, podendo ou não incluir uma malha ferroviária integrada para o transporte de cargas, especialmente de contêineres, originados ou destinados diretamente de ou para os terminais portuários.
A opção pela tecnologia a ser sugerida é livre e terá que atender aos requisitos operacionais para fluxo de veículos em ambos os sentidos, transpondo a Serra do Mar que se interpõe entre o Planalto e a Baixada Santista.
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