A previsão do tempo se confirmou e o clima virou na noite de segunda-feira (29) na Baixada Santista. Segundo o Climatempo, mais de 3 mil raios caíram no período de 5 horas e o motivo é que as descargas elétricas foram causadas pela umidade do ar somada ao calor da atmosfera. Vários moradores registraram o fenômeno.
No total a Baixada Santista registrou 3.193 descargas elétricas, sendo que 519 atingiram o solo. A contagem considerou os raios que caíram na região somente das 19h até a 00h desta segunda-feira. Um mapa do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) registrou a alta incidência de raios na Baixada Santista, na noite desta segunda-feira.
O meteorologista do Climatempo, Gabriel Azevedo Canevari, a descargas dos raios é comum por causa do do aumento da temperatura e da umidade do ar. “Essa região é mais próxima ao oceano, então a chuva chega primeiro, pois ela sempre vai ‘procurar’ locais mais quentes. No litoral, há calor e umidade”, afirma.
Segundo ele, o temporal como o de segunda-feira, com um registro grande de queda de raios, está relacionado a frentes frias e ciclones extratopicais. “Esses fenômenos vão acarretar em muitas chuvas e descargas atmosféricas”, explica.
A cidade mais atingida pelas descargas elétricas foi Bertioga, onde foram registrados 717 raios. Em seguida vem Guarujá, com 560, e Santos com 515.
Leia também