Indo na contramão do que determina a fase emergencial do Plano São Paulo, Ilhabela publicou nesta quarta-feira (7), um decreto que permite o funcionamento presencial de bares, restaurantes e também das barbearias. Nesta fase restrita, estas atividades não tem autorização para funcionar.
No texto publicado, os bares e restaurantes da cidade agora podem funcionar. Mas eles devem estar limitados a 35% da capacidade e com uma distância de 1,5 metros entre cada mesa. Além disso, o documento estipula que os clientes só poderão frequentar os estabelecimentos com agendamento prévio e respeitando os protocolos sanitários estipulados pelo Plano SP, como a utilização de máscaras, por exemplo.
Entretanto, não foi estipulado no decreto um limite de horário de funcionamento para os restaurantes, mas a venda de bebidas alcoólicas fica proibida das 20h às 6h. Já os bares e quiosques, podem funcionar com sistema take away (retiradas) até às 20hs e delivery até 00h, com entrega de bebidas alcoólicas também proibida após às 20h.
Além dos bares e restaurantes, o decreto da Prefeitura de Ilhabela também liberou o funcionamento de salões de cabeleireiros e barbearias, áreas comuns em hotéis, e lojas de construção. Mas elas também devem seguir o limite de 35% de sua capacidade total. Só que todas elas estão proibidas pela fase emergencial do Plano SP.
Governo do Estado responde
O Governo de São Paulo foi procurado para falar sobre este decreto da Prefeitura de Ilhabela. O executivo estadual informou que “as Prefeituras que descumprem o Plano São Paulo são notificadas pelo Governo do Estado, que também informa o Ministério Público para a tomada de providências”.
Leia também