Moradores dos morros recebem orientações da Defesa Civil
Diversas áreas são consideradas de risco e alerta com chuvas aumenta
Para prevenir que os moradores dos morros sofram com os deslizamentos de terra provocados pelas chuvas, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo está fazendo a Operação Chuvas de Verão. Os agentes tratam de instruir os moradores sobre os procedimentos que devem ser seguidos em dias de temporal. Mas também tem dicas de saírem das residências assim que necessário.
O foco da operação do Plano Preventivo da Defesa Civil são nas casas localizadas em áreas constantemente afetadas por deslizamentos, especialmente as que ocorreram em março deste ano, quando mortes foram confirmadas na cidade e também em Guarujá e São Vicente.
O geólogo da Defesa Civil de Santos, Victor Valle, alerta sobre a necessidade de fazer constantes monitoramentos e atenção para os moradores. A ideia é evitar que mais tragédias como que aconteceu neste ano se repitam.
“Esse foi o sétimo ano mais chuvoso da série histórica, iniciada em 1940. Praticamente em todos os meses foi registrado volume acima da média. E ainda temos que contabilizar o mês de dezembro”, conclui Valle.
Começaram a serem feitas entregas de comunicados no Morro do Marapé, mas nos próximos dias os trabalhos estão por todos os morros de Santos. A operação permanece até o dia 30 de abril de 2021.
Sinais de deslizamentos
Daniel Onias, chefe da Defesa Civil, explica que situações de riscos podem ser previstas por trincas, rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, bem como estalos em rochas. Caso o morador se atente a qualquer um desses sinais é necessário procurar um lugar seguro e ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 3298-1000.
Leia também
Polícia Ambiental combate crimes de desmatamento e degradação