Canal de Santos tem vazamento de óleo e gera preocupação
Os moradores e as autoridades temem que a substância vai para o mar
Nesta terça-feira (4) uma mancha de óleo surgiu na Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), em Santos. A presença da substância já preocupa autoridades e os moradores da Ponta da Praia e Embaré, pois o temor é que ela vá para o mar.
Quem passava no trecho da Avenida Epitácio Pessoa sentiu um forte cheiro de óleo e presenciaram uma mancha. O Corpo de Bombeiros foi acionado e eles encontraram a substância na água. Em seguida, equipes da Defesa Civil de Santos da Guarda Civil Municipal e das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente foram até o local. Além disso, a Cetesb e o Ibama também foram acionados.
Respostas
A Prefeitura de Santos informa que a Semam trabalha para saber a origem desse vazamento e aplicar, posteriormente, as medidas administrativas cabíveis. Além disso, a pasta já colocou uma barreira de contenção no canal pra evitar que vazamento se espalhe.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o canal já está sendo drenado. Além disso, as galerias estão sendo abertas para que o produto não fique confinado, o que causaria maior periculosidade, e as bocas de lobo também estão sendo avaliadas para entender a origem do óleo.
A Cetesb disse que foi constatado a presença de óleo em grande quantidade no canal 6, em Santos. O óleo está contido e não atingiu as praias. O Setor de Emergência da Cetesb está apurando a origem do vazamento. O Plano de Área do Porto de Santos e Região (PAPS) foi acionado pelo Setor de Emergência da Cetesb e está a caminho do local do acidente.
O Plano de Área do Porto de Santos e Região (PAPS) é uma estrutura de planejamento e ação de resposta coordenado pela Santos Port Autority (SPA) e reúne os planos de emergência individuais para o caso de derramamento de óleo de 47 instalações localizadas. Elas foram instaladas em Santos, Cubatão e Guarujá, de forma a facilitar e ampliar a capacidade de resposta à poluição na região.
LEIA TAMBÉM