Cultura e MúsicaSantos

A fanfarra rola solta na orla de Santos

O 5º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos levou um grande público para curtir as apresentações

Domingo (31) de sol em Santos é sinônimo de praia. Mas também foi dia de apreciar música e apresentações de bandas de fanfarras. Aconteceu a 5ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras com várias cidades do Estado de São Paulo. O destaque foi para a Banda Marcial Municipal de Atibaia, que foi a grande vencedora.

As apresentações ocorreram na região da orla do Boqueirão. Os grupos de fanfarra se concentraram na Avenida Conselheiro Nébias e tanto quem fazia a caminhada, como os moradores e comerciantes, pararam um instante para acompanhar as apresentações.

Créditos: Leonardo Francisco

Ao todo, 14 bandas se apresentaram e levaram o público para cantar, dançar e aplaudir. O certame foi aberto com a apresentação das bandas de música do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), de São Vicente, e Voluntários da Reserva Especial, integrada por músicos veteranos do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, atual 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. Ambas tiveram participação especial, assim como a Banda Musical de Peruíbe, Banda Família do Bem e Banda Master de Santos.

Resultados

No Geral, Atibaia ficou em 1º lugar, enquanto que o 2º lugar ficou com a Orquestra Municipal de Santa Isabel. Já a 3ª colocação foi para a Corporação Musical de São Vicente (Comusv), antes denominada Banda Marcial Matteo Bei.

Na categoria Linha de Frente, os campeões foram a Banda Marcial Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, de Santos (Infantil), com nota 9,5; Orquestra Municipal de Santa Isabel (Juvenil), 9,6, e a Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), com 10.

Na classificação geral, da Linha de Frente, o 1º lugar foi para a banda marcial de Atibaia, com 10, e o 2º, para a Fanfarra Benedito Cláudio (Fanfabec, Guarujá), com 9,7. A Linha de Frente é integrada por componentes dispostos à frente da corporação, apresentando e identificando a banda, com brasão e as bandeiras nacional, estatual e municipal, além do corpo coreográfico.

Já na categoria Comandante Mor, que dita a cadência da banda, os vencedores foram a Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), com nota 10, e Corporação Musical Tigres, da cidade de Barrinha, a 350km da capital, com 9,9. No item Baliza, os primeiros lugares ficaram com a Orquestra Municipal de Santa Isabel (Juvenil), com 7,9; Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), 10, enquanto a Banda de Percussão Dr. Roberto Amaury Galliera (Guarujá), ficou como título de vice-campeã geral da Baliza, com 9,9, e a Banda Marcial Municipal de Atibaia, com o troféu de campeã, com nota 10.

Na categoria Musical Livre Infantil, o troféu foi para a Banda Marcial Professora Maria de Lourdes Borges Bernal (60,9); Marcial Juvenil, para a Orquestra Municipal de Santa Isabel (76,9), e Musical Sênior, para a Banda Musical Municipal de Itaporanga, com 67,2 pontos, cidade a 435km de Santos. A banda marcial de Atibaia também foi a campeã na categoria Geral Marcial Sênior, com 78,3 pontos, cabendo o 2º e 3º lugares, respectivamente, à Corporação Musical de São Vicente e à Fanfarra da EE Professora Dora Peretti de Oliveira, de Mogi das Cruzes.

No quesito Percussão Sênior, houve desempate no item Afinação, sendo a campeã a Banda de Percussão Dr. Roberto Amaury Galliera (Guarujá, 68,4), com o 2º lugar para a Fanfarra Benedito Cláudio (Fanbec), também de Guarujá) e o 3º para a Corporação Musical Tigres. Participaram também do concurso, a Banda Marcial Professor Florestan Fernandes, de Santos, e Corporação Musical de Viradouro, a 450km de Santos.

LEIA TAMBÉM

Protagonista de filme sobre Amy Winehouse pode ter sido contratada

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo