Prefeitura de São Vicente adota processo eletrônico para reduzir custos com papel
Novidade passa a vale na segunda-feira (15) e resultará também em mais agilidade e transparência na Administração Municipal


A Prefeitura de São Vicente dá início nessa segunda-feira (15) a uma transformação administrativa, que irá reduzir custos, otimizar tempo e agilizar trâmites no setor público, eliminando processos em papel.
Os primeiros documentos a rodarem de forma totalmente eletrônica serão os de aposentadoria, começando pelas secretarias de Gestão (Seges), Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc) e pelo Gabinete do Prefeito.
Em julho, 305 funcionários de 20 diferentes secretarias participaram de um curso on-line sobre “O uso do processo eletrônico na Prefeitura de São Vicente”. O treinamento fez parte da Plataforma “SP Sem Papel”, já utilizado pelo Governo do Estado, e que agora, de forma pioneira, expande o sistema para cinco cidades, entre as quais São Vicente.
Além da redução de custos de papel, a adoção digital traz mais segurança e agilidade administrativa, reduzindo cerca de 65% do tempo normal de um processo. “Em uma tramitação de aposentadoria, que hoje leva cerca de 90 dias para ser concluída, esse tempo é reduzido para, no máximo, 30 dias”, exemplificou Patrícia Cruz.
Marcando este momento, o prefeito Kayo Amado enviará um ofício para o Governo do Estado. “Assim como hoje nos interessamos em ver os documentos antigos para saber mais da história de um local, este ofício é o primeiro documento eletrônico da Prefeitura de São Vicente e tem seu valor histórico na transformação que representa para nós a chegada do processo eletrônico”, afirma o secretário de Gestão, Yuri Câmara Batista.
Entenda o processo eletrônico
O projeto foi firmado por meio de termo de cooperação com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Com isso, será instituída a plataforma “SP Sem Papel”, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.
O trabalho é conduzido pela Secretaria de Gestão (Seges), que criou um grupo de trabalho intersecretarial. O objetivo é capacitar os servidores no uso da plataforma do Governo do Estado de São Paulo – etapa iniciada em abril.
A mudança do físico para o eletrônico melhora a qualidade da gestão pública, promove celeridade nos processos, reduz custos e amplia a transparência nas ações da Prefeitura.
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