Meio AmbienteSantos

Jardim Botânico comemora 28 anos como a maior área de orquídeas de Santos

Mais de 90 mil quadrados de área verde são a referência de natureza na Zona Noroeste

Uma área que tem o verde como destaque e é sinônimo para lazer, descanso e bem estar na Zona Noroeste de Santos. Este é o Jardim Botânico, que comemorou no sábado (24), 28 anos de existência e reuniu mais de 2 mil pessoas que participaram da festa.

Créditos: Divulgação/Jardim Botânico

As festividades no Jardim Botânico, localizado no Bom Retiro começaram com a apresentação da banda Voluntários da Reserva Militar, sob a regência do maestro Claudio Guiller Telles. O militar comentou sobre a importância do espaço que tem 90 mil metros quadrados de pura natureza.

“São 28 anos de muita natureza e o que desejo para o Parque é que ele seja usufruído constantemente por todos os santistas”.

Desde cedo muitas atrações em meio às árvores e flores, como a exposição de carros antigos, a feira de artesanato e culinária deram um toque especial ao passeio de quem esteve por lá. Durante o dia houve apresentações teatrais, musicais e brinquedos para a criançada.

Novidades

Outra novidade foi a inauguração de um novo espaço para descanso e uma ótima opção de cenário para fotos. Um pergolado de madeira de aproximadamente três metros de altura por 2,50 de largura, elaborado por integrantes do Projeto Ecofábrica Criativa, que tem como base o reaproveitamento de materiais, redução do desperdício e capacitação de servidores e munícipes, dentro do conceito de economia circular e criativa.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com o coordenador do projeto, Anderson Camargo, toda a estrutura foi produzida e montada em quatro dias. “Foi um desafio, mas deixamos os participantes abertos a criar, então tudo o que vemos aqui foi pensado e construído por eles. Sob orientação do marceneiro Carlos, idealizaram inclusive o paisagismo, os detalhes nas madeiras, a cor do piso. Todos ficamos muito felizes com o resultado”, explicou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, o parque tem se tornado referência regional de educação ambiental e é um importante espaço de integração com a natureza. “Aqui temos 90 mil metros quadrados e mais de 300 espécies vegetais catalogadas. É onde crianças podem tocar, sentir e visualizar exemplares da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, dentro de Santos. O Jardim Botânico é um lugar lindo, de todos os santistas”.

Detalhes do Jardim Botânico

O Jardim Botânico é a segunda maior área verde da Cidade, perdendo apenas para os jardins da orla. Ali se concentram mais de 300 espécies vegetais catalogadas, como exemplares da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, palmeiras e o bosque de pau-brasil.

O parque une lazer, educação ambiental e é opção para práticas esportivas, com academia ao ar livre, e de contato com a natureza. É palco para cursos de educação ambiental e das áreas da Cultura e da Saúde.
Tem fonte interativa, observatório de pássaros, playground, dispõe de bancos e mesas de madeira, ideais para contemplação dos três lagos onde vivem tilápias e carpas e ainda recebem frequentemente a visita de aves aquáticas.

O local é aproveitado ainda para piqueniques, comemorações de aniversários ou para curtir momentos de calmaria entre o verde.

LEIA TAMBÉM

Terminal de Bertioga é demolido para a construção da Vila do Bem

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo