Saúde

Está com calos nas cordas vocais? Cuidado! Pode ser câncer

Qualquer sinal de incômodo e rouquidão persistente o médico deve ser procurado

É bom ficar atento com a voz e a saúde bucal. Qualquer problema ou surgimento de calos nas cordas vocais podem ser o mesmo de câncer de laringe. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a doença corresponde a 25% dos tumores diagnosticados na região da cabeça. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas e procurar um especialista da área.

Para evitar que se forme calos nas cordas vocais é importante saber usar a voz de maneira adequada. É o que destaca o médico cirurgião de cabeça e pescoço, referência na área, Dr. Rogério Dedivitis. “É necessário cuidar da voz, beber muita água, ter boa postura ao falar, não gritar ou forçar a voz e principalmente evitar o tabagismo e bebidas alcóolicas”.

De acordo com o médico, para ficar atento ao aparecimento de calos nas cordas vocais é necessário conhecer os sintomas são: “Voz rouca ou com falhas persistentes por mais de 15 dias, dificuldade para falar, tosse seca, irritação da garganta e cansaço ao falar”. Esses são os principais sintomas que ao surgir, é necessário procurar um especialista em cabeça e pescoço para o devido diagnóstico e tratamento adequado.

Além disso, Dr. Dedivitis destaca ainda que comer a cada três horas também pode ajudar a proteger as cordas vocais. “Fazendo a dieta adequada, o estômago não fica vazio, diminuindo a produção de ácido que não chega facilmente na garganta, podendo afetar as cordas vocais, como o refluxo”.

Tumor nas cordas vocais: Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a associação de ingestão excessiva de álcool e tabagismo com o desenvolvimento do câncer nas vias aerodigestivas superiores (como as cordas vocais), são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.

LEIA TAMBÉM

Fachada do Pronto Atendimento de Jundiaí ganha cor rosa em alusão do Outubro Rosa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo