VÍDEO – Operação contra o tráfico internacional de drogas é realizada em São Paulo
Buscas e apreensões se concentraram em quatro cidades da Baixada Santista
Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal realizou a Operação Gênesis, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas. As operações se concentraram nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, Litoral de São Paulo.
De acordo com a PF, a missão era combater o tráfico de drogas nas cidades da Baixada Santista. A organização criminosa, alvo da operação, atua no processo de exportação de cargas lícitas pelo Porto de Santos.
Ainda segundo a Polícia Federal, a operação começou por volta das 5h e contou com a participação de 100 policiais. Eles realizaram a operação com o objetivo de cumprir 20 mandados judiciais expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos, sendo 17 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Os policiais visitaram uma casa no bairro Embaré e um apartamento no bairro do Gonzaga.
Também foram determinados pela Polícia Federal, a apreensão de todos os bens, imóveis e veículos. Além disso, também a necessidade da apreensão de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 10 a 25 anos de reclusão.
Veja o vídeo:
A Polícia Federal explica que a Operação Gênesis começou em novembro de 2021, após apurar ocorrências de tráfico internacional de drogas. Foram apreendidas cerca de 1,6 toneladas de cocaína em três eventos. O primeiro foi em Hamburgo, na Alemanha, e os demais em Santos. As cargas tinham o destino final a cidade de Antuérpia, na Bélgica e Durban, na África do Sul.
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuava no processo de exportação de cargas lícitas (contratação, estufagem e transporte). Os entorpecentes eram colocados de forma oculta, aumentando a quantidades de cocaína destinadas ao países da Europa e África.
O nome da operação faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos de atuação da organização criminosa.
LEIA TAMBÉM
Suspeito de tráfico de drogas em Praia Grande é preso em flagrante