Esporte

Flamengo vence o Athletico-PR e vira mais um tricampeão da Libertadores da América no Brasil

Em Guayaquil, Gabigol foi o herói que garantiu mais uma taça e de forma invicta

Três anos depois, a América do Sul ganha de novo as cores rubro-negras. O Flamengo bateu o Athletico-PR em Guayaquil, no Equador, neste sábado (29), graças a Gabigol, que também entrou para a história como o brasileiro com maior número de gols, junto com Luizão. com a conquista, o Flamengo é mais um clube brasileiro tricampeão da Libertadores da América. Antes dele, São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras também tem três títulos da Libertadores.

A campanha do Rubro-negro carioca foi impecável na Libertadores. Em 13 jogos, 12 vitórias e somente um empate. Ao todo foram 32 gols anotados contra oito sofridos. Passou tranquilamente pela fase de grupos, massacrou o Tolima nas oitavas de final, especialmente no Maracanã, venceu o Corinthians nos dois jogos e não deu chance nos dois duelos contra o Velez Sarsfield.

Já o Athletico-PR sofreu mais na Libertadores. foram seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Na fase de grupos, o Furacão passou em segundo lugar, igualando a pontuação do Libertad, mas perdendo nos critérios de desempate. Os dois times se enfrentaram nas oitavas e os brasileiros levaram a melhor. Nas quartas, o time de Felipão teve um duro desafio contra o Estudiantes, mas passou com gol nos acréscimos. Já na semifinal, o adversário não era ninguém menos que o Palmeiras, até então dono de um bicampeonato. Venceu na ida e arrancou um empate na volta.

O jogo

A partida ficou aquém do que flamenguistas e atleticanos esperavam. Um duelo marcado pela forte marcação e com poucas chances de gol. O Athletico começou melhor ao anular as virtudes do Flamengo e criar as melhores chances. Uma com Vitinho, aproveitando bobeada de David Luiz, e outra com Alex Santana de voleio após escanteio.

Mas tudo mudou aos 42 minutos: Pedro Henrique, que vinha ganhando todos os duelos com Pedro, deu uma entrada forte de carrinho em Ayrton Lucas, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Felipão resolveu esperar o intervalo para reorganizar a defesa, e aí custou caro. Os cariocas, que até então não tinha criado nenhuma chance de gol, estufaram as redes com Gabigol aos 48, após linda assistência de Everton Ribeiro. Com a vantagem no placar e numérica no campo, o Fla se aproxima do tricampeonato da América.

Este foi o quarto gol de Gabigol em três finais de Libertadores pelo Flamengo. São 29 no ranking histórico da Libertadores, empatando com o ex-atacante Luisão.

No segundo tempo, com um jogador a mais, o Flamengo poderia ser mais contundente e chegou perto com João Gomes e Gabigol, mas sem sucesso. O técnico Felipão fez mudanças no Athletico-PR, colocando Pablo, Cannobio e Terans, como forma de deixar o time mais ofensivo. Só que diante da forte marcação flamenguista, as chances eram por meio da bola aérea e na bola parada. Pablo chegou perto de cabeça e Terans cobrou falta perigosa, onde Santos fez ótima defesa.

No fim, o Flamengo resistiu e confirmou o tri da Libertadores da América na história. Sendo que nos últimos quatro anos, foram três finais que o Rubro-negro carioca chegou à decisão de Libertadores e a segunda taça garantida.

LEIA TAMBÉM

Perfil dos torcedores brasileiros na Copa é traçado em pesquisa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo