9ª Virada Inclusiva de Santos realiza o Campeonato Inclusivo de Skate
Praticantes de todas as modalidades lotaram a Lagoa da Saudade
O esporte é um direito assegurado para todos praticarem. Em Santos, fazendo pare da 9ª Virada Inclusiva, aconteceu na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, a segunda edição do 2º Fest Skate, Campeonato Inclusivo de Skate, Lagoa para Todos. Diversas famílias e praticantes da modalidade de todas as idades participaram do evento que também reuniu muita música.
Segundo a administração, o 2° Fest Skateé organizado pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (SeMulher)
Mario Calixto aproveitou a manhã sem muito sol para levar os filhos Victor, 8 anos, e Beatriz, 10, para a pista de skate da Lagoa da Saudade. Ele nem mostrava apreensão ao ver a manobra arriscada dos filhos. “Eu sou surfista, mas eles acabaram skatistas”, conformava-se, até um pouco orgulhoso.
Para o prefeito Rogério Santos (PSDB), a realização de um evento inclusivo, como o 2° Fest Skate, mostra que a Cidade está cada vez mais preparada no quesito inclusão. “Estamos sempre avançando nas políticas e na abertura de espaços para receber igualmente todas as pessoas”
Mais atrações
A programação da 9ª Virada Inclusiva de Santos segue na quinta-feira (8), às 9h, quando será inaugurado o Centro de Apoio Técnico (CAT) no 7º Distrito Policial (Rua Assis Corrêa, 50, Gonzaga). O objetivo do CAT é fazer com que as pessoas com deficiência em Santos tenham um melhor atendimento na hora de registrar um boletim de ocorrência (BO). Em 2021, 72 BOs foram registrados no Município por pessoas com deficiência.
A programação da 9ª Virada Inclusiva se encerra no dia 10, a partir das 9h, com cursos de Defesa Pessoal para mulheres com deficiência, no Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br . As turmas foram divididas da seguinte forma: das 9h às 11h (para cadeirantes) e 11h às 13h (pessoas com deficiência intelectual).
LEIA TAMBÉM
Limpeza e manutenção em galerias de águas pluviais e bueiros são realizadas em São Sebastião