Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto


07/08/2026 12:22 – Meio Ambiente, Parques, Infraestrutura
Praças e parques entram no cronograma de limpeza após vendaval em Ribeirão Preto
Equipes da Prefeitura avançam na retirada de árvores, galhos e resíduos em áreas verdes e espaços de verdes atingidos pelo temporal
Fotos: Guilherme Sircili


Após concentrar os trabalhos de limpeza nas vias e nos pontos de maior circulação de pessoas, a Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou uma nova etapa da operação de recuperação dos espaços públicos atingidos pelo vendaval de 24 de julho. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria avançam, agora, na limpeza e manutenção de praças e parques, com a retirada de árvores, galhos e outros resíduos que permanecem nesses locais.
“Praças e parques também são espaços importantes para a população. Porém, diante da quantidade de resíduos verdes, árvores caídas e resíduos da construção civil espalhados pela cidade, estamos priorizando os locais mais afetados, que apresentam riscos e têm grande fluxo de pessoas. As equipes também seguem trabalhando nas praças e nos parques que ainda estão fechados”, explica o secretário de Infraestrutura e Zeladoria, Julio Caliento.


Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, cerca de 1.500 árvores caíram em Ribeirão Preto em decorrência do vendaval. Desde então, as equipes da Infraestrutura e Zeladoria atuam diariamente no corte e na retirada de árvores e galhos, além do recolhimento de resíduos verdes, resíduos da construção civil e outros materiais.
Entre 24 de julho e 6 de agosto, foram recolhidos 1.885 caminhões de massa verde em diferentes regiões da cidade. O material é encaminhado para a área verde do Transbordo Municipal, conhecida como Pica Galho, onde é processado e transformado em cavaco, utilizado principalmente em ações de plantio.


Para reforçar os serviços, a Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria conta diariamente com mais de 300 profissionais envolvidos nas ações de limpeza, recolhimento e manutenção dos espaços públicos. Desde o vendaval, o trabalho foi intensificado para acelerar a retirada dos resíduos e a recuperação das áreas atingidas.
“A resposta da Prefeitura aos problemas provocados pelo vendaval foi muito rápida e permitiu que a cidade continuasse funcionando. Hoje, grande parte dos serviços já está restabelecida, mas ainda temos um volume significativo de resíduos verdes para recolher. Por isso, seguimos um cronograma de prioridades, com atenção especial a locais de grande circulação, como escolas, hospitais e as principais vias”, destaca Caliento.
Além das praças e parques já liberados para a população, as equipes continuam atuando em outras áreas verdes, como as praças Omilton Visconde, Camões e das Bandeiras. No Parque Maurílio Biagi, os trabalhos devem se estender por aproximadamente 15 dias, em razão do grande número de árvores que caíram no local.



