

Em um desdobramento significativo da investigação sobre a controversa Operação Contenção, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quinta-feira (8) os laudos das imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais envolvidos na ação à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A Operação Contenção, realizada no Rio de Janeiro no ano passado, culminou em mais de 120 mortes, incluindo ao menos quatro policiais, tornando-se a operação policial mais letal da história do Brasil.
Com a determinação do ministro Moraes, a PGR também receberá laudos produzidos a partir da análise cadavérica das vítimas. O ministro enfatizou que o material deve ser mantido em sigilo durante a investigação.
Em março, preocupações acerca de abusos policiais levaram Moraes a exigir que as polícias Militar e Civil encaminhassem à Polícia Federal as imagens da operação para a devida análise.
A averiguação da legalidade da ação está inserida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, um processo que já resultou em diversas determinações judiciais visando à redução da letalidade policial em operações nas comunidades cariocas.



