Agricultura

IBGE projeta safra recorde de grãos para 2026 com 354,5 milhões de toneladas

Produção de grãos no Brasil deve atingir um recorde histórico em 2026, com destaque para soja, milho e retração na produção de arroz e trigo

A produção de grãos no Brasil está em trajetória de crescimento, com a estimativa para 2026 subindo 2,4%, totalizando 354,5 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova previsão representa um incremento de 8,4 milhões de toneladas em relação ao ano anterior, que registrou 346,1 milhões de toneladas. Em comparação com agosto de 2026, a alteração foi quase imperceptível, com um aumento de apenas 1.566.233 toneladas, resultando em uma variação de 0,4%.

Este novo recorde na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas reafirma a importância do setor no agronegócio brasileiro. A área cultivada deverá abranger 83,2 milhões de hectares, um aumento de 1,6 milhão de hectares (2%) em relação a 2025, e um crescimento de 143.672 hectares se comparado ao mês anterior.

Os pilares da produção: arroz, soja e milho

Os três principais produtos que compõem essa estimativa – arroz, milho e soja – são responsáveis por 93% da produção total e ocupam 87,3% da área a ser colhida.

A soja apresenta-se em destaque, com uma previsão de produção de 175 milhões de toneladas, um aumento expressivo de 5,4% em relação ao ano passado, acompanhado por um crescimento de 1,3% na área cultivada.

No que diz respeito ao arroz, a produção está estimada em 11,2 milhões de toneladas, uma diminuição acentuada de 11,4%, refletindo também uma queda de 12,6% na área a ser colhida.

Para o milho, a previsão é de 143,3 milhões de toneladas, com uma pequena elevação de 1,1% em comparação a 2025. As projeções incluem 29,7 milhões de toneladas na primeira safra (alta de 15,5%) e 113,6 milhões de toneladas na segunda safra (queda de 2,0%). A área destinada ao milho aumentou em 2,5%, sendo 8% na primeira safra e 1,1% na segunda.

Demais grãos com resultados variados

A estimativa de produção para o trigo em 2026 é de 5,9 milhões de toneladas, uma queda de 24% em relação ao ano anterior. Já o algodão herbáceo deve alcançar 9,5 milhões de toneladas, representando uma diminuição de 3,9%, enquanto o sorgo apresenta uma previsão de 6 milhões de toneladas, alta de 11%. O feijão, por sua vez, deve evidenciar uma queda de 6,6% na produção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo