CopaEsporteMundo

EUA serão anfitriões da primeira Copa do Mundo de Clubes Feminina segundo anúncio da FIFA

EUA receberão a Copa do Mundo de Clubes Feminina em 2028 com 19 equipes, incluindo o Corinthians, garantido após vencer a Libertadores

A FIFA anunciou, nesta quinta-feira (22), que os Estados Unidos serão os anfitriões da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes Feminina, marcada para acontecer entre 5 e 30 de janeiro de 2028. A competição contará com a participação de 19 equipes, incluindo o Corinthians, que já garantiu sua vaga como campeão da Libertadores em 2024 e 2025.

A decisão foi tomada pelo bureau do Conselho da FIFA, responsável por decisões que demandam agilidade. A criação do torneio foi divulgada em dezembro do ano anterior, restando, na época, apenas a escolha da sede.

Quanto às vagas para a competição, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) terá direito a três posições. Com duas conquistas na Libertadores durante o período de classificação, o Corinthians está confirmado. As outras duas vagas da Conmebol serão destinadas aos vencedores das edições de 2026 e 2027.

Caso o Timão vença novamente o torneio continental, as vagas serão distribuídas com base em um ranking de clubes que ainda será desenvolvido. O Corinthians, assim como Palmeiras e Cruzeiro, ainda está na disputa pelo título da atual edição da Libertadores.

A União Europeia de Futebol (UEFA) será a confederação com o maior número de representantes no torneio, com seis equipes confirmadas. Quatro dessas vagas são para os campeões da Liga dos Campeões entre 2024 e 2027, garantindo a participação de times como Arsenal (Inglaterra) e Barcelona (Espanha). Os dois restantes serão definidos pelo ranking de clubes.

Além disso, já estão garantidos quatro campeões continentais na Copa de Clubes Feminina: América (México), Gotham (Estados Unidos), Naegohyang (Coreia do Norte) e Wuhan Jiangda (China).

Copa Intercontinental no Catar

Na mesma reunião, a FIFA definiu o Catar como sede da Copa Intercontinental deste ano. O torneio, que fará sua estreia em 2024, substituirá o antigo Campeonato Mundial de Clubes, realizado de 2005 a 2023. O evento ocorrerá pela terceira vez consecutiva no país árabe.

Na data de 9 de dezembro, o campeão da Libertadores, que pode ser um time brasileiro, enfrentará o Toluca (México) em um confronto que vale uma vaga nas quartas de final. O vencedor encontrará o Mamelodi Sundowns (África do Sul) na semifinal, marcada para três dias depois, e disputará o título contra o Paris Saint-Germain (França) no dia 16 de dezembro.

A edição 2026 da Copa Intercontinental teve início em 26 de agosto, com o Al-Ahli (Arábia Saudita) derrotando o Auckland (Nova Zelândia). Na fase seguinte, em 19 de setembro, o Mamelodi Sundowns superou o Al-Ahli, conquistando a Copa África-Ásia-Pacífico. Em 2025, a final foi um emocionante empate em 1 a 1 entre PSG e Flamengo, com o rubro-negro contando com o gol do volante Jorginho. Nas cobranças de pênaltis, o goleiro Matvei Safonov foi fundamental para assegurar a vitória do PSG ao defender quatro cobranças brasileiras.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo