EleiçõesJustiça

Baixa adesão marca prorrogação da votação e gera frustração entre eleitores

Eleitores enfrentam portões fechados e confusão após prorrogação do horário de votação, gerando frustração e denúncias de falta de informação

A prorrogação do horário de votação para as eleições de 2026, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até às 19h, deixou muitos eleitores confusos e frustrados ao se depararem com portões fechados em várias seções eleitorais. O incidente ocorreu no último sábado, quando eleitores que chegaram após as 17h, horário originalmente estabelecido para o fechamento das urnas, não conseguiram registrar seus votos.

Na zona sul do Rio de Janeiro, o Colégio Pensi, popular por sua grande movimentação eleitoral, deixou de receber pelo menos sete eleitores que chegaram após o horário estipulado, o que gerou ainda mais descontentamento. Em resposta à situação, os afetados receberam uma Declaração de Comparecimento sem Voto, assinada pelo presidente da seção, atestando que tentaram votar, mas não conseguiram.

A contadora Manuela Tunas, que viajou do Uruguai para votar, chegou ao colégio às 17h, mas foi informada de que as urnas já estavam fechadas. “É um absurdo! Algumas seções estavam abertas e outras não. É uma injustiça que apenas algumas pessoas tenham tido a chance de votar”, comentou.

Outro eleitor, a estudante Gabriele Eduarda de Azevedo, também não conseguiu exercer seu direito. Ela se viu frustrada, pois, na expectativa da prorrogação, achou que ainda teria tempo de votar. “É frustrante porque, inicialmente, eu já havia aceitado não votar, mas com a notícia da prorrogação, esperava que o que foi anunciado seria respeitado”, disse.

Falta de Informação Impede Votação

Bruna Lourenço, mesária na Escola Classe 108, em Samambaia Sul (DF), revelou que as urnas foram fechadas exatamente às 17h, antes que a equipe tivesse acesso às informações da prorrogação. “Fomos orientados a esperar o coordenador avisar que a escola estava vazia para finalizar a votação. Quando soubemos da prorrogação, já era tarde demais”, relatou. Assim como Bruna, muitos mesários e eleitores se sentiram perdidos e desinformados sobre a decisão do STF.

Variações na Cumprimento da Medida

Embora outras seções, como a 309 da 6ª Zona Eleitoral em São Paulo, tenham permanecido abertas até as 19h, a baixa procura foi evidenciada. O mesário Lucas Suassuna informou que, a partir das 16h40, quase não havia movimento na localidade: “Desconsiderando a prorrogação, acredito que entraram apenas três ou quatro pessoas”, afirmou.

Em Campinas, a advogada Amanda Vitorino também não teve sucesso. Chegando a uma escola após ouvir sobre a medida, encontrou as portas fechadas e os mesários disseram que já haviam encerrado os trabalhos. “Não havia contingência ou qualquer informação clara sobre a prorrogação, e muitas pessoas se sentiram desinformadas”, lamentou.

Esse descompasso entre a decisão do STF e a execução da medida nas seções eleitorais levanta questões sobre a consistência da comunicação eleitoral e o impacto na participação do eleitorado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo