Saúde

Morte de voluntário da vacina da CoronaVac foi suicídio

Testes do imunizante haviam sido paralisados pela Anvisa

A causa da morte do voluntário da vacina da CoronaVac foi suicídio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu os testes por causa da justificativa de “evento adverso grave”. Dessa forma o óbito nada teve a ver com os testes do imunizante.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas explicou a situação da vacina, alegando que é impossível dela ter gerado a causa da morte do paciente. “Os dados são transparentes. Por que nós sabemos e temos certeza de que não é um evento relacionado à vacina? Como eu disse, do ponto de vista clínico do caso e nós não podemos dar detalhes, infelizmente, é impossível, é impossível que haja relacionamento desse evento com a vacina, impossível, eu acho que essa definição encerra um pouco essa discussão”, afirmou.

Governo de São Paulo

Na coletiva desta terça, o governo estadual se defendeu da suspensão dizendo que estão indignados com a determinação da Anvisa. “Não houve nenhuma relação da vacina com o evento adverso grave apresentado”, defendeu o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn.

Dimas Covas disse que a suspensão, além de desnecessária, provoca “dor e sofrimento nos voluntários”. “Não haveria a necessidade desse tipo de medida, que poderia ser resolvido administrativamente, como foi feito hoje de manhã”, disse Covas.

“Se interromper um estudo clínico que está indo muito bem causa sofrimento, causa dor, causa insegurança, naquelas pessoas que já foram submetidos ao estudo, causa dificuldade naqueles que querem ser submetidos ao estudo e que estão na fila para receber a vacina ou o placebo. Ou seja, são os voluntários, as pessoas que se dedicaram a esse estudo exatamente para trazer a esperança da vacina”, disse Covas.

Leia também

CoronaVac chega no dia 20 de novembro

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios