JundiaíObras

Obras de despoluição na Mata Ciliar começam

Serviço é para melhorar o saneamento e a distribuição de água

Começaram as obras de despoluição de rios e fim das fossas na Mata Ciliar, em Jundiaí. Os trabalhos são realizados pelo DAE Jundiaí e tem como grande objetivo universalizar o saneamento, por meio da implantação de um interceptor de esgoto no Jardim Aeroporto.

Só que surgiram informações nas redes sociais onde a construção traria mais danos ao meio ambiente, além de causar uma possível desocupação de diversas famílias. A empresa alegou que tudo não passa de falsas informações e que as consultas sobre as obras devem ser feitas no site do DAE.

O DAE Jundiaí explica que serão executados 2.890 metros de extensão de rede no trecho entre a Associação Mata Ciliar e o Clube Uirapuru. A tendência é que 600 moradores sejam beneficiados na região da Mata Ciliar, Clube Uirapuru, Além da Escola Técnica Benedito Storiani. Estes locais sofrem com as fossas que provocam a contaminação do solo, mas também dos rios.

Leia a nota

As obras contam com licenciamento ambiental da Cetesb, por meio do Processo nº 000003601233/2020 e da Autorização nº 0000008661/2021, emitida em 26 de janeiro de 2021, Decreto de Utilidade Pública assinado pelo Governo do Estado (nº 65.305, de 25 de novembro de 2020) e um Termo de Autorização de Uso, firmado com a Procuradoria Geral do Estado, por meio da Consultoria Jurídica da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Além disso, foi definido um Termo de Responsabilidade de Preservação de Reserva Legal (nº 0000003874/2021), que determina que a mata retirada seja alvo de uma compensação ambiental, a ser realizada na área da Serra do Japi. As informações estão expressas em placa instalada no local.

O tema é de conhecimento dos moradores e da equipe da Mata Ciliar, com quem a DAE mantém tratativas há mais de um ano. Além disso, em 8 de fevereiro de 2021, a equipe da Associação participou de uma reunião sobre o assunto, com a Prefeitura, a DAE e o deputado estadual Alexandre Pereira.
Dentro da área da Mata Ciliar, o prazo de execução é de 60 dias. A previsão é de que a obra seja concluída em sua totalidade em até seis meses.

Leia também

Kit Alimentação Escolar é distribuído em Itupeva

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios